Jogos de hoje

Copa Libertadores – oitavas de final – ida
19h15 – The Strongest x Lanús – Hernando Siles 
21h45 – Emelec x San Lorenzo – George Capwel
21h45 – Nacional-URU x Botafogo – Parque Central 

Copa Sul-Americana – segunda fase – ida
19h15 – Nacional Potosí x Estudiantes – Víctor Agostín Ugarte 
21h45 – Sport x Arsenal de Sarandi – Ilha do Retiro

Mal intencionados
Não se sabe o que se passa na cabeça de torcedores que saem de casa para assistir um jogo de futebol já mal intencionados em criar confusão. Cinco torcedores do Remo, que percorreram quase 800 km para assistir o seu time contra o Moto, em São Luís, foram presos na capital maranhense. E ainda estão no xadrez, tudo por criarem confusão com torcedores do Moto. Quer dizer, eles vão para a casa alheia e criam confusão, ao invés de assistir o jogo e depois retornarem em paz. É brincadeira. 

Financeiro
O problema do Moto, como de todos os clubes profissionais do futebol maranhense, não é o treinador, mas financeiro. O Leston Júnior tem um bom currículo. Por onde passou deixou uma boa marca. Chegou no Moto e não deu certo, justamente pelo problema financeiro que aflige o Papão, que segundo informações, estaria com três meses de salários atrasados. Mas as outras equipes não são diferentes. O próprio presidente do Sampaio Corrêa, Sergio Frota, disse que os salários estão atrasados em um mês. No Maranhão, que é financeiramente o clube mais equilibrado do estado, também a situação não é diferente. O Cordino, vice- campeão maranhense, está tendo problemas para pagar e dispensar os jogadores. No Imperatriz, as reclamações de falta de recebimento de salários são grandes. E por aí vai. 

Inspeções
As inspeções nas sedes dos clubes que aderiram à lei de responsabilidade fiscal, o Profut, vão começar. Os fiscais do governo federal vão observar a situação gerencial e financeira dessas instituições, para ver se as contas estão em ordem. Os documentos, cuja solicitação será feita com a antecipação de pelo menos 15 dias, serão verificados in loco pelos fiscais da Apfut-Autoridade Pública de Governança do Futebol. Esse órgão foi criado para fiscalizar as instituições desportivas que aderiram ao Profut. São 137 ao todo, entre clubes de futebol, federações estaduais e clubes sociais. O Profut está subordinada ao Ministério dos Esportes.

Palmeiras fora 
Dos 12 grandes clubes brasileiros, apenas o Palmeiras não aderiu ao Profut, por isso não está sujeito a essa fiscalização. Flamengo, Fluminense, Atlético Mineiro, Cruzeiro, Corinthians, São Paulo, Santos, Botafogo, Vasco, Internacional e Grêmio, refinanciaram suas dívidas tributárias em 240 meses, mas terão que dar a contrapartidas para isso. As contrapartidas são justamente os alvos dos fiscais da Apfut. Os principais pontos da fiscalização são: se o salário dos jogadores e demais funcionários estão em dia, conferir que o gasto com salários e direitos de imagens dos atletas não ultrapassem 80% da receita total do futebol para o ano vigente e que há investimento no departamento da base e do futebol feminino. Qualquer problema detectado o clube será notificado e dado um prazo de 30 dias para resolvê-lo. Após a terceira notificação o clube é retirado do Profut e perde o refinanciamento.

CURTINHAS
Essas normas do Profut são duras e a fiscalização é pesada, porque envolve direitos trabalhistas e cotas descontadas que não foram pagas////////////////////As jogadoras do time feminino do JV Lideral foram dispensadas e se reunirão novamente em setembro, para iniciar os treinos visando o Campeonato Estadual, que vai começar em outubro/////////////////O treinador Vevé continua na cidade porque existe a possibilidade dele assumir o comando técnico do time amador do Imperatriz//////////Cristaldo, ex-Palmeiras, pode ser o novo reforço para o ataque do Botafogo, que tem contato também com Vagner Love/////////////Ontem completaram exatos 35 anos da tragédia de Sarriá, quando perdemos de 3 a 2 para a Itália, com três gols de Paulo Rossi, e fomos eliminados nas quartas de final da Copa do Mundo, realizada na Espanha//////////////////Dica do dia: “Conte seu jardim pelas flores, nunca pelas folhas caídas”!.