Jogos de hoje

Copa das Confederações – semifinal 
15h00 – Portugal x Chile – Arena Kazan 

Copa Sul-Americana – segunda fase – ida 
19h15 – Defensa y Justicia x Chapecoense – Norberto Tito
21h45 – Patriotas x Corinthians – La Independencia 

Copa do Brasil – Quartas de final – ida
19h30 – Grêmio x Atlético-PR – Arena do Grêmio
21h45 – Flamengo x Santos – Luso-Brasileiro
21h45 – Palmeiras x Cruzeiro – Arena Palmeiras 

Campeonato Brasileiro Feminino A2- - fase de grupos – 7ª rodada
15h30 – Tiradentes x Náutico – Lindolfo Monteiro 
15h30 – Caucaia x Cresspom – Raimundão 
15h30 – América-MG x Uda – Mário Guimarães 
15h30 – Duque de Caxias x Mixto – Romário Faria 
15h30 – Portuguesa x Aliança – Canindé 
15h30 – Pinheirense x JV Lideral – Abelardo Conduru
15h30 – Adeco x Botafogo-PB – 1° de Maio 

De saída
Segunda-feira rolou um áudio do diretor de competições da FMF, Antonio Henrique, em que ele reiterou que realmente o Sampaio teria escalado o zagueiro Fredeson sem a devida regularidade. O jogador teria jogado com três cartões e deveria ter cumprido automática, justamente na primeira partida da decisão do Campeonato Maranhense de 2017. De saída, Antonio Américo soltou os cachorros e confirmou a tramóia. Isso precisa ser colocado em panos limpos, não pode deixar que uma coisa dessa ainda aconteça no futebol do Maranhão. Evidente, se for tudo comprovado. Falam que houve troca de camisas no vestiário. 

Motense
Observa-se que na FMF existe realmente em cada setor um dirigente que tem ligações com um dos grandes da capital. Com a saída de Antonio Henrique, motense, outro motense, Hans Nina, vai ocupar o cargo de diretor de competições da FMF. Hans Nina, inclusive, já foi até presidente do Moto e renunciou ao cargo. Sabemos que em todas as federações é assim. Mas tem de ser cobrada parcialidade que às vezes não existe na FMF. Outra coisa, precisamos colocar lá um dirigente ligado ao Cavalo de Aço, clube do interior com maior número de títulos.

Desacorçoado
O empresário Antonio Pereira Borges (Pneus Fort), que é o vice- presidente da FMF, me parece que está desacorçoado com a entidade. Quando assumiu o cargo, Pereira estava entusiasmado, principalmente diante das promessas do presidente Antonio Américo, que prometeu criar uma sub-federação em Imperatriz, que abrangeria cidades da região tocantina, sul e central do estado. O Pereira está esperando até hoje e nada aconteceu. Antonio Américo prometeu outras coisas e jamais cumpriu, como por exemplo, realizar o Intermunicipal por região, competições de divisões de base, também por regiões, entre outras. Pereira está calado porque com certeza se decepcionou. 

Alteração da regra
A CBF tem um projeto para alterar regra, no sentido de que jogadores possam ser substituídos por apenas dez minutos. Seria a substituição temporária. Na prática significa que um atleta machucado ficaria dez minutos fora de campo, outro entraria em seu lugar, e nesse período de tempo, se definiria se o lesionado volta ou sai definitivamente. Isso seria usado principalmente após lesões na cabeça, atualmente muito frequentes. A preocupação que cresce no futebol é com as concussões, que precisam ser avaliadas imediatamente após o choque, procedimento que pode demorar alguns minutos. Como é um machucado ‘invisível’, muitas vezes os atletas que sofrem concussões voltam a campo para que o time não fique com um a menos, correndo o risco de sofrerem problemas neurológicos graves. Uma boa medida. Merece toda atenção.    

CURTINHAS
Mais uma vez ficou provado que futebol não tem lógica/////////////Se tivesse, o Avaí não teria ganho do Botafogo em pleno Nilton Santos//////////////////Joel, aquele camaronês que até poucos dias atrás estava no Botafogo e não foi aproveitado, fez os dois gols do Avaí////////////////Com isso, o Avaí saiu da lanterna, mas continua no Z-4///////////Os números indicam que desde domingo, quando terminou a fase de grupos do Brasileiro Série D, que estão no mercado mais 1.080 profissionais desempregados//////////É que a Série D começou com 68 equipes e apenas 32 se classificaram e outras 36 foram eliminadas e não vão disputar nada no segundo semestre///////////Lamentável sob todos os aspectos//////////Os cálculos são do Blog Nordestebol/////////Realmente é isso aí, e a CBF precisa rever alguns conceitos sobre essa situação///////////Dica do dia: “Nem tudo o que você fizer bem será elogiado. Haverá momentos em que tentará com muito esforço demonstrar um bom coração e ninguém vai reparar nisso. Todo o mundo afirma que devemos ser honestos, altruístas e gentis, mas na hora de passar das palavras às ações, cada um busca seus próprios interesses”.