Jogos de hoje

Pré-Libertadores – jogo de volta
21h15 – Unión Española x Cerro – Santa Laura

Mal
Os dois maranhenses (Sampaio e Moto) iniciaram muito mal suas participações na Copa do Nordeste. Dois jogos e ninguém venceu até agora. O Sampaio perdeu as duas. Na estreia, perdeu fora de casa para o Sport por 1 a 0; no sábado passado, foi derrotado bisonhamente pelo River-PI por 1 a 0, em pleno Castelão. O Moto empatou em casa por 1 a 1 na estreia com o Altos do Piauí, resultado considerado uma derrota. No sábado, perdeu para o Bahia fora de casa.

Pouco investimento
O Sampaio praticamente não investiu em contratações e preferiu um time praticamente de jogadores que permaneceram no clube após o rebaixamento para a Série C. Na verdade, o presidente Frota não quis um time com melhor qualidade técnica e agora está colhendo os frutos de maneira negativa. Dois jogos, duas derrotas. O Sampaio, infelizmente, vem em queda livre desde que o presidente se enveredou pelos caminhos da política. Lembro-me na época do então presidente Manoel Ribeiro, que também era deputado, que o Sampaio nunca saiu de onde estava. Frota assumiu o clube e antes de se meter em política, a coisa vinha bem. Conseguiu chegar na série B e em 2015 quase que chega na A. Em 2016, depois que o presidente se meteu em política, o time desceu para a C. E se medidas não forem tomadas, a D, está bem aí.

Investimento dentro do possível
O Moto, campeão maranhense de 2016, também não tem trilhado um bom caminho neste início de temporada. No estadual, estreou com derrota para o Cordino por 2 a 1. Em seguida, só empatou com o Americano. Agora, pela Copa do Nordeste, empatou com o Altos e perdeu para o Bahia. No caso do Moto, eu diria que foi feito um investimento dentro do possível, ou seja, dentro do que a diretoria pôde fazer. Pelo menos que eu saiba, o Moto não tem dirigente político. Mas também, quando foi dirigido por político, jamais saiu do lugar. Não que político não seja bom dirigente de clube de futebol, mas é que ele tem outros afazeres e muitas vezes deixa o time à deriva.

Ainda há tempo
Que eu me lembre, desde que os clubes maranhenses passaram a disputar a Copa do Nordeste, fato ocorrido a partir de 2013, jamais passaram da primeira fase. Por isso é que são renegados e discriminados por dirigentes de outros estados, que acham nosso futebol inferior. Nós temos de nos impor na Copa do Nordeste e isso somente será possível com grandes equipes. Mas ainda há tempo de uma reviravolta, embora esteja mais difícil para quem em dois jogos não venceu nenhum.

Reapresentou
Depois de três dias de folga, o grupo do Imperatriz se reapresentou nessa segunda-feira à tarde e treinou no Tomesão, em João Lisboa. O time está se preparando para jogar contra o Sampaio Corrêa pela terceira e última rodada da fase de ida do primeiro turno do Campeonato Maranhense. O jogo está marcado para o dia 15 de fevereiro, às 20h15, no Frei Epifânio.

CURTINHAS
O Imperatriz anunciou a contratação do zagueiro Bruno////////O jogador vai ser regularizado e já deverá ficar pelo menos como opção no banco/////////Já o Sampaio anunciou a contratação do lateral direito Ranieri, ex-Imperatriz e que estava no Paysandu//////////O Cordino venceu o Americano de virada por 2 a 1 em São Luís////////Com esse resultado, o time de Barra do Corda reassumiu a liderança do grupo B, com 6 pontos ganhos////////Pelo grupo A, Santa Quitéria e São José empataram por 1 a 1, um resultado excelente para o Imperatriz, que dia 15 vai decidir com o Sampaio a liderança do grupo////////O Sampaio é o líder, com 4 pontos, o Imperatriz é o vice-líder, também com 4 pontos, mas perde por 2 a 1 no critério de desempate, saldo de gols//////////Os próximos jogos pelo estadual serão realizados dia 15, com Imperatriz x Sampaio e o Maremoto.