Em pizza
Mesmo levando em conta os projetos aprovados para beneficiar o futebol, eu diria que a CPI do Futebol foi mais uma que terminou em pizza. Isso porque nada foi feito contra os principais alvos, que seriam os dirigentes da CBF, os antigos e os mais recentes. Por isso que a coluna sempre afirmou que essa CPI não passou de uma rixa pessoal de Romário com a CBF, que nunca perdoou o seu corte da seleção que disputou a Copa de 98. Mas pelo menos aprovou o relatório final de Romero Jucá (PMDB-RR), que traz 4 projetos de lei que passam a tramitar pela Casa. Entre eles está o que altera o Código Penal, prevendo a criação do crime de corrupção privada. Segundo explicou Jucá, o projeto inspira-se em modelo já adotado na União Europeia.

Vantagem
Pela proposta, comete crime de corrupção privada tanto quem oferecer quanto quem aceita, direta ou indiretamente, vantagem indevida a fim de realizar ou omitir ato inerente às suas atribuições. Tal regra valerá tanto para diretores quanto para empregados de instituições privadas, assim como aos agentes corruptores, resultando na aplicação de multas e pena de reclusão de 1 a 4 anos. A CPI também propõe mudar a legislação de combate à lavagem de dinheiro. Um dos projetos de lei prevê que todas as negociações envolvendo de alguma forma o futebol sejam comunicadas imediatamente ao Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf). O projeto ainda proíbe a participação de dirigentes, eleitos ou nomeados, ou de parentes até o terceiro grau, em empresas com as quais os clubes ou entidades tenham negócios. São medidas que já deveriam estar em vigência.

Final inédita
O Campeonato Imperatrizense de Futebol 2016 terá uma final inédita. Feirinha e Santa Cruz são os finalistas e vão disputar o título neste sábado, às 19 horas. O Santa Cruz já tem um título de campeão imperatrizense, o de 2012. Disputaria a final contra o JV Lideral, mas o Tricolor do Camaçari não compareceu para jogar a final, em função de não concordar, na época, que o campeão e o vice não ganhariam prêmio em dinheiro. O Santa Cruz foi para o campo, a arbitragem registrou o W O e o Santinha ficou com o título. O Feirinha chegou à final pela primeira vez desde que subiu para a primeira divisão. O Feirinha eliminou o Imperatriz e o Santa Cruz eliminou o Ferrari.

Armação
Com mais essa do árbitro da partida entre JV Lideral e Boa Vontade, a segunda da semifinal, em São Luís, de ter colocado na súmula que expulsou todo o time do JV Lideral, titulares e reservas, ficou provado realmente a armação que foi feita. Caso tenha um outro jogo, o JV Lideral não vai ter jogadoras. Na verdade, houve um grande tumulto no fim, mas daí a expulsar todas as jogadoras a distância é grande. Eu vi uma jogadora do JV Lideral dar um soco no árbitro, mas não pode servir de base para que todas fossem expulsas.

CURTINHAS
Na verdade, o Renato Gaúcho recebeu o time do Grêmio prontinho pelo trabalho feito por Roger Machado//////////Ele colocou apenas o sistema tático que deu certo, marcação forte e contra-ataque, principalmente na primeira partida da final////////Na segunda, se fechou mais ainda, tentou explorar os contra-ataques, o Atlético-MG marcou, mas uma deu certo e saiu o gol. O Galo empatou com um golaço////////////Mas o título está em boas mãos, como estaria se tivesse ficado com o Atlético/////////////E quem tem um jogador como o Douglas, já veterano, mas excelente, fica mais fácil////////////Só ficou feio o tumulto no fim do jogo, com jogadores se pegando no tapa, justo em um dia de homenagem póstuma///////////////Foi péssimo.