Lamentável
Muito lamentável essa tragédia que abateu o futebol brasileiro, o acidente aéreo, que matou 71 pessoas, entre elas praticamente todo o time da Chapecoense, que viajava para a Colômbia, onde hoje faria a primeira partida da final da Copa Sul-Americana. Entre os mortos há também jornalistas, como Victorino Chermont e Mário Sérgio, da Fox, que seguiam para a transmissão da partida nesta quarta-feira. O futebol brasileiro está em luto.
Outros acidentes
Em 1996, em Quito, no Equador, a delegação do Corinthians sofreu um grave acidente quando o time voltava de um jogo pela Libertadores e o avião não conseguiu decolar, batendo de bico na pista e pegando fogo. Não houve vítimas, mas um enorme susto. Estavam no voo jogadores como o goleiro Ronaldo, o meio campista Zé Elias e o atacante Edmundo. Três grandes acidentes aéreos com times de futebol atingiram o Torino, o Manchester United e o Alianza Lima. O time italiano perdeu todos os seus jogadores, em 1949, num voo que acabou se chocando com o campanário da Basílica de Superga, em Turim, e nunca mais foi o mesmo. O inglês perdeu oito jogadores, em 1958, quando o avião caiu em Munique. Boby Charlton, que viria a ser campeão mundial em 1966, foi um dos sobreviventes, embora tenha se ferido com gravidade. Já a equipe peruana perdeu 16 jogadores quando o avião caiu no mar, em 1987.
Não relacionado
O atacante Lourency, que é de Imperatriz, jogador da Chapecoense e que sempre vinha sendo relacionado, dessa vez não foi e escapou. Ele não foi relacionado, porque faria a decisão do sub-20 neste domingo. Lourency fez o segundo gol da Chape na vitória de virada sobre o Fluminense, pelo returno do Brasileirão, em jogo ocorrido no Rio de Janeiro. Morreu, entretanto, o também maranhense Ananias. Lucas Gomes, ex-Sampaio Corrêa, também está entre as vítimas fatais do acidente.
Suspenso
A decisão do título da Copa do Brasil, que seria realizada hoje entre Grêmio e Atlético-MG, foi cancelada pela CBF. Os dirigentes dos dois clubes concluíram que não tinha clima para que o jogo fosse realizado. Tudo indica, também, que a rodada final do Brasileirão pode ser adiada. A primeira partida da decisão da Copa Sul-Americana, que seria hoje, também foi cancelada pela Conmebol. A CBF decretou luto oficial, como também o governo brasileiro, pela tragédia, que envolveu 71 cidadãos brasileiros.
Maior
Observando os números de outros acidentes aéreos envolvendo equipes de futebol, esse da Chape foi o maior de todos os tempos. Morreram justamente 71 pessoas ligadas ao futebol, inclusive a tripulação, porque essa sempre estava envolvida com jogadores e dirigentes de futebol. Nesse momento é importante que todos que gostam de futebol se unam para ajudar a Chapecoense. Isso não cura a tragédia, mas ameniza a dor. A atitude do Atlético Nacional em solicitar à Conmebol que declare a Chapecoense campeã da Copa Sul-Americana 2016 é louvável e merece o nosso aplauso.
CURTINHAS
O lateral Alan Ruschel pode ficar paraplégico, essa foi a informação/////////////O Brasil enviou aviões para o local da tragédia para trazer os corpos para o Brasil////////O governo brasileiro decretou luto oficial por três dias/////////Costumam dizer que viajar de avião é o meio mais seguro do mundo////////Se for levado em consideração que acidentes aéreos não são constantes, pode-se até acreditar nisso, mas a tragédia é maior, porque muita gente morre/////////Sempre dizem, após um acidente aéreo, que o avião estava com o atestado de manutenção em dia/////////Mas isso não serve de base, porque avião é uma máquina e defeitos mecânicos podem acontecer imediatamente, independente de a aeronave estar com a manutenção em dia//////////Portanto, isso é relativo, ainda mais em um avião que tinha 17 anos de fabricação.
Comentários