Série C
Os dois maiores clubes do Maranhão vão disputar a Série C em 2017. O Moto, que subiu pelos seus próprios méritos, e o Sampaio, que foi rebaixado da Série B após três anos. O rebaixamento do Sampaio foi em função dos muitos erros que foram cometidos este ano, os quais não precisam ser mais comentados aqui, pois todos já estão carecas de saber. O principal erro foi a arrogância do seu presidente, que acha que sabe tudo de futebol e, na verdade, não sabe é de nada. Mas, agora, não adianta chorar o leite derramado. O que tem de ser feito é começar tudo de novo, voltar à Série B em 2018 e quem sabe chegar na A em 2019. Pode até ser as duas forças na B em 2018.

Valeu
Tudo bem, achei também precipitada a decisão do sub-20 do Imperatriz em disputar a Copa do Nordeste, mesmo porque não houve uma preparação mais apurada. Mas temos de aplaudir os garotos, que viajaram quase 1700 km até Maceió para disputar essa competição. Para os garotos, está sendo uma experiência fantástica e mais fantástica ainda a vitrine. Mesmo com o time não conseguindo o intento, valeu pelo esforço do presidente Ranyelle Ricardo, que assumiu a responsabilidade e, mesmo a trancos e barrancos, mandou o time para a disputa da competição. Isso tudo está sendo importante. O nome do time, mais uma vez, está sendo lembrado em uma competição de base em nível nacional, bem como o nome da cidade de Imperatriz, que tem grandes jogadores. Eu digo que valeu!

Crise
O basquete brasileiro, que sempre esteve entre os melhores do mundo, com as conquistas de títulos mundiais e olímpicos, que já produziu grandes jogadores, como Amauri, Pipoca, Sugar, só para falar dos mais velhos no masculino, e deusas como Hortência, Magic Paula e Janete, campeãs olímpicas no feminino, está em crise. Suspensa até o fim de janeiro de 2017 pela Federação Internacional de Basquete (FIBA), a CBB se viu encurralada e vai sofrer intervenção. O Comitê Olímpico Brasileiro (COB), o Ministério dos Esportes e a própria FIBA vão gerir os destinos da CBB até 2020.

Sinomar indica jogadores
O técnico do Imperatriz, Sinomar Naves, informou que indicou as contratações dos jogadores Rubens e Dennis Maranhão para a próxima temporada. O vice-presidente Damião Benício, que é quem faz as contratações, já manteve contato com os dois atletas, remanescentes do time de 2016. Rubens foi campeão em 2015. Damião já fez a proposta. Não vou revelar as cifras, até por uma questão de ética, mas é boa e muito acima do teto de uma equipe do interior e até da capital. Mas, para surpresa até do próprio Damião, os dois jogadores disseram que pensariam no assunto.

CURTINHAS
O técnico Sinomar disse que vai olhar com carinho para os jogadores que estão disputando a Copa Nordeste Sub-20////////Esse zagueiro Manuel é muito bom, tem também o meia Matheus Ferreira, o goleiro Matheus, que já vem desde o ano passado, e outros que poderão ser aproveitados/////////////Aqui em Imperatriz tudo é ao contrário/////////////Ao invés de a série B fazer a preliminar da série A, é a A que vai fazer preliminar da B////////////////////O JV Lideral, através de Cassius Kennedy e Jairo Nascimento, anuncia a realização de uma peneira do Santos, nos dias 26 e 27 de novembro, próximo fim de semana, tanto no masculino como no feminino////////////////Ex-jogador Juary é o observador técnico///////////////E Juary já andou por plagas imperatrizenses///////////////Foi treinador do Imperatriz no final da década de 80, início de 90/////////////Além do grande futebol que jogava, Juary Jorge dos Santos Filho se celebrizou pela maneira espontânea de comemorar um gol//////////////Dava voltas ao redor da bandeirinha de escanteio///////////////Na época, Juary formava com esses meninos aí: Ernani; Fernando, Joãozinho, Alfredo e Fausto; Zé Mário, Carlos Roberto e Aílton Lira; Nilton Batata, Juary e Bozó////////////Esses meninos jogavam muita bola e esse time é inesquecível//////////////Não conheço, na atualidade, um jogador que jogue mais bola do que Aílton Lira jogou em sua época///////////////Foi fenomenal o Aílton Lira, com a sua perna canhota, um exímio cobrador de faltas.