Jogos de hoje

Campeonato Brasileiro Série A – complemento 35ª rodada
18h30 – São Paulo x Grêmio – Morumbi
18h30 – Santos x Vitória – Vila Belmiro
20h00 – Atlético-MG x Palmeiras – Independência
20h00 – Internacional x Ponte Preta – Beira-Rio

Jogão
A primeira partida da final da Copa Pneus Fort Intermunicipal de Campeões foi um jogão, digno de uma grande final. Pelo que foi visto em Estreito, em que as torcidas das duas equipes prestigiaram a partida em grande número no estádio Professor Sabiá, em Açailândia, na grande final, no próximo sábado, tudo vai ser em dobro. União Bom Jardim e Atlético Paranidjy são duas grandes equipes e farão uma final emocionante, à altura da competição.

Segurança
Em função da grande final, é de bom alvitre que a coordenação do torneio, que vem trabalhando muito bem, diga-se de passagem, faça um ofício ao comando da 5ª CI em Açailândia para segurança no próximo sábado, no Pedro Maranhão. Que um mesmo ofício seja enviado ao Samu para que mantenha uma ambulância até a final da partida.

Premiação
A premiação não será feita logo após a partida, como costumeiramente acontece. Será realizado um evento, em data que será marcada, um tipo de coquetel, estilo Antonio Pereira Borges, que todos nós conhecemos como é feito, para que o campeão e o vice recebam a premiação em dinheiro, troféus e medalhas. Assim como o artilheiro e o goleiro menos vazado. Na ocasião, a coordenação do evento vai anunciar a competição para 2017, em que o número de participantes vai dobrar.

Beleza
A atual seleção brasileira chegou à marca histórica de seis partidas sem perder em uma eliminatória de Copa do Mundo. Essa marca pertencia a seleção de 70, tricampeã mundial. Na ocasião das eliminatórias para a Copa do México, a seleção brasileira era comandada pelo saudoso João Saldanha, que classificou a seleção, mas não foi o treinador. Por questões políticas, trocaram o Saldanha por Zagallo. Com a derrota do Uruguai, o Brasil, com 24 pontos, se isolou ainda mais na liderança.

CURTINHAS
Revendo o meu modesto acervo de livros, aproveitando o feriado da Proclamação da República, encontrei o livro História do Estádio Castelão, do estatístico Manoel Raimundo do Amaral, uma obra que retrata o início, o fim da construção e a inauguração do Castelão, ocorrida no dia 1º de maio de 1982*********Nesse livro, tem curiosidades como essa: o Imperatriz foi o primeiro clube a retirar-se de campo no Castelão, em um jogo contra o Sampaio********Motivo: revolta pela tática do cai-cai, empregada pelo Sampaio, isso em 15/03/83**********Segundo também o livro, o Tocantins foi o primeiro clube a não comparecer no Castelão para uma partida********O jogo seria contra o Moto em 17/11/82******Nesse livro, também está registrada a morte do jogador Alberto Teixeira Alves, o Beto, que era zagueiro do Moto, que faleceu em campo, no jogo Moto x Tocantins, em 14/09/85********O jogo foi suspenso, como não poderia deixar de ser**********O atleta que fez o primeiro gol no Castelão foi Evandro, do MAC, no dia 1/05/82**********O saudoso Nelson Gama, na época treinador do Sampaio, foi o primeiro técnico a conquistar um titulo no Castelão, pois ganhou o torneio início********95.720 torcedores. Esse foi o maior público registrado no Castelão, um recorde que até hoje não foi batido, na partida entre Sampaio e Santos, pela extinta Copa Conmebol, em 24/09/98.