Jogos de hoje

Campeonato Brasileiro Série A – 33ª rodada
20h30 – Sport x Ponte Preta – Ilha do Retiro

Acabou
Com a derrota por 3 a 0, dentro de casa, para o Vila Nova de Goiás, agora acabou mesmo qualquer chance que o Sampaio ainda tinha em permanecer na Série B. Com 24 pontos e 18 ainda a disputar, o Sampaio pode chegar a 45 pontos e poderia ainda se salvar, mas terá de vencer todos os jogos que ainda restam e torcer para que os outros não vençam os seis jogos restantes. Principalmente o Oeste, que está em 16º lugar. A coluna já vem dizendo há tempos que o Sampaio já está na Série C. Entretanto, tem os que gostam de contemporizar e ainda dão chances a cada rodada. Mas, realmente, o Bolivão está rebaixado.

Mando de campo
A situação do Sampaio, que já é péssima, pode piorar mais ainda. O árbitro da partida, Flávio Rodrigues de Sousa, relatou na súmula os objetos que foram arremessados por torcedores bolivianos após o término da partida. Os torcedores arremessaram contra os jogadores e arbitragem garrafas, copos, moedas e até um rádio, inconformados com a situação do time no Brasileiro B. O Sampaio pode perder mando de campo e ter de jogar fora de São Luís.

Grande perda
Carlos Alberto foi o maior lateral direito da história do futebol mundial. Era um craque na acepção da palavra. Lembro que, já depois dos mais de 30 anos, ele foi jogar de zagueiro, principalmente em sua passagem por Botafogo e Flamengo. Pelo Botafogo, jogou apenas três meses e ficou durante um ano no Flamengo. Ele passou mais tempo no Fluminense, que o revelou, e no Santos. Lembro-me que Carlos Alberto quase matava os torcedores do coração quando, dentro da área, ao invés de dar um chutão, como costumam fazer os becões, se a bola viesse pelo alto, ele matava no peito e saía jogando por baixo, costumava driblar o atacante e saía para o jogo. Era realmente um jogador extraordinário. Dificilmente fazia uma falta, mas na Copa de 70, ele se irritou com um inglês, que não me lembro o nome, e deu-lhe uma cotovelada. O árbitro não viu.

Privilégio
Em 1970, eu morava ainda em Minas Gerais, em Teófilo Otoni, para ser mais prático, e tive o privilégio, como todos os mineiros e demais moradores do sudeste e de outros pontos do Brasil tiveram, de assistir à Copa do Mundo daquele ano ao vivo pela TV. Preto e branco ainda, mas de boa qualidade. Portanto, sou testemunha ocular do que fez o Carlos Alberto naquela copa. Aliás, não só ele, mas todos os jogadores. Mas Carlos Alberto era bom demais. O Capita era excelente. Um jogador como ele nos dias atuais valia uma fortuna.

CURTINHAS
O que está acontecendo com o Sampaio foi devido a planejamento errado*******Outra coisa: o Sampaio começou a descer de volta à Série C - e a gente espera que fique por aí e que em 2017 retorne à B - desde que o seu presidente Sérgio Frota se enveredou para as bandas da política*****Futebol e política nunca deram certo e nunca darão******Ou você é político ou dirigente de futebol, não dá para misturar as duas coisas********Nunca vi time dirigido por político chegar a lugar nenhum*******O Sampaio é prova disso, porque antes foi comandado por políticos – Manoel Ribeiro e Pedro Vasconcelos – e nunca tinha saído do estadual*******Frota, até quando foi apenas empresário e dirigente de futebol, estava tudo beleza. Quando se meteu em política, a situação é essa que estamos vendo, o time está praticamente rebaixado para a Série C, depois de três anos na B e quase chegou na A.