A bola não rola
Devido as eleições municipais, que serão realizadas hoje, de 8 às 17 horas, a bola não rola em todo o Brasil. Pelos brasileiros das quatro séries, a bola rolou neste sábado, 1° de outubro. Pelo amador de Imperatriz, também a bola rolou ontem. O Brasileirão fecha a 28ª rodada, com os dois jogos restantes, nesta segunda-feira (3). Os dois jogos são: Santa Cruz x Palmeiras e Coritiba x América-MG. 

Estaduais
Na última quarta-feira, depois do anúncio de modificações na Libertadores, que se tornará mais longa a partir de 2017, falamos que os estaduais correm risco de serem banidos do calendário do futebol brasileiro. Pela CBF, os estaduais já tinham acabado faz tempo. Neste sábado, a grande imprensa já noticiava essa intenção, dizendo que está cada vez mais claro que os estaduais precisam ser repensados. Os estaduais são considerados os patinhos feios do calendário do futebol brasileiro. Nem mesmo o jargão que sempre tiveram, de que os estaduais apimentam as rivalidades locais, estão servindo de mote para que tenham boa vontade para a continuação dessas competições estaduais. 

Politicamente
As novas resoluções da Conmembol, exigem de agora para frente mais seriedade, zelo e criatividade dos dirigentes de clubes. Entretanto, eles são amarrados politicamente aos presidentes de  federações estaduais. E as federações têm que ajudar na criatividade dos clubes. A extensão da Libertadores, que será decidida em reunião hoje, em Assunção. E com certeza, se é vontade da Conmembol, será definida favoravelmente. 

Outubro chegou
O mês de outubro chegou e pelas bandas do Cavalo de Aço tudo está do mesmo jeito, desde o trágico encerramento das atividades do clube, ocorrido na derrota vexatória por 4 a 1, para o Salgueiro, última partida da Copa do Nordeste. Entre renúncias de dois presidente em pouco espaço de tempo e a dispensa dramática do plantel, com muitos jogadores, comissão técnica e funcionários, até hoje sem ver a cor do dinheiro, o anti-penúltimo mês do ano, chegou e a coisa continua do mesmo jeito. O presidente do Conselho Deliberativo do clube, advogado Antonio Torres, que assumiu do próprio bolso, vários compromissos que ele não tinha obrigação, marcou a eleição para a nova diretoria, para esse mês, mas a data só será definida a partir da próxima semana. Vamos aguardar, mas sempre vamos lembrar, que outubro chegou e o tempo urge.

CURTINHAS
Tem uma palavra a cada temporada que é importantíssima para um clube de futebol*******Essa palavra é ‘planejamento’, sem isso, dificilmente um time decola********No Maranhão tivemos dois exemplos: Imperatriz e Sampaio Corrêa********O Imperatriz, nós todos vimos o que aconteceu, em um ano que rolou muita grana, mas que o clube não conseguiu chegar a lugar nenhum e ainda ficou devendo duas pessoas, Deus e o mundo********No Sampaio, ainda vai acontecer, e pelo andar da carruagem, será rebaixado para a série C*******Tudo por falta de planejamento*********Essa questão da extensão da Libertadores que será realizada durante o ano todo a partir de 2017, aniquila praticamente os estaduais*******Maranhão e Cordino serão os representantes do Maranhão no Brasileiro Série D em 2017*****Ainda não vi ou ouvi falar se os dois clubes já estão se movimentando para isso*******
E por falar nisso, onde é mesmo que o Cordino vai jogar, porque o estádio Leandro Cláudio da Silva, não atende os requisitos exigidos pela CBF*******Para o estadual é uma coisa, para competições a nível nacional a situação é outra****Vá e faça valer o seu direito do voto, mas vote consciente, não se deixe levar por falsas ideologias e não venda o seu voto.