Jogos de hoje

Campeonato Brasileiro Série B – 28ª rodada 
19h15 – Bahia x Criciúma – Fonte Nova
20h30 – Luverdense x Tupi – Passo das Emas
21h30 – Avaí x Paysandu – Ressacada 

Campeonato Brasileiro Série C – quartas de final – ida
19h00 – Botafogo-SP x ABC – Santa Cruz
21h00 – Botafogo-PB x Boa Esporte – Almeidão 

Campeonato Imperatrizense 1ª Divisão – 1ª fase – 8ª rodada 
20h00 – Pipes x Ferrari – Frei Epifânio

Previsto
Com todo o respeito que se deve ter às meninas do JV Lideral, mas esse resultado já era previsto. Os acontecimentos, antes da viagem, durante um treino, em que segundo me informaram, o técnico Ênio Gomes, teria surtado com a zagueira Suellén, a capitã da equipe, que ficou inclusive no banco lá em São José dos Campos, pode ter contribuído para a derrota e a eliminação precoce do time imperatrizense. Mas de qualquer maneira, parabéns para todas que lutaram e bravamente chegaram às quartas de final, uma colocação inédita para o futebol maranhense em geral em uma competição como essa. Agora, o foco é o estadual, que para o JV Lideral começa no dia 16, contra o Timonense, em Timon.

Peru
A eliminação do Flamengo para o modesto Palestino do Chile, em que o salário de Diego (por exemplo), é maior do que toda a folha de pagamento do time chileno, vem provar mais uma vez que quem morre na véspera é peru. Essa derrota do Flamengo e a eliminação precoce do time rubro-negro serviu para, quem sabe, mudar a cabeça dos treinadores brasileiros para acabarem com essa coisa de poupar jogador. Acho isso uma besteira sem tamanho. Na Europa, onde atuam os maiores jogadores já produzidos no mundo, dificilmente acontecem essas baboseiras. A não ser que o jogador esteja lesionado. Jogador de time grande só viaja de avião, hospeda-se em hoteis cinco estrelas e trabalha apenas 180 minutos em uma semana. Então, não vejo porque treinador ficar poupando jogador. O Flamengo poupou, menosprezou o adversário e se deu mal. E que não me venham agora dizer que o foco é o brasileiro. O Campeão da Sul-Americana embolsa 10 milhões de reais e ainda garante vaga na Libertadores. Nada mal. 

Eliminado
Pelo segundo ano consecutivo, o Sampaio foi eliminado ainda no primeiro jogo da Copa do Brasil, categoria sub-20. Na tarde desta quarta-feira, o time perdeu por 3 a 1 para o São Paulo, no Castelão, em São Luís. O gol decisivo foi marcado aos 47 minutos do segundo tempo. Depois da partida, houve confronto entre torcedores dos dois times. O regulamento da competição de base é o mesmo da competição principal, por isso uma derrota por dois gols de diferença pelo time da casa, na primeira partida da primeira fase, elimina a necessidade do jogo de volta, que seria em São Paulo. O treinador da base do Sampaio é Vinicius Saldanha. Futebol maranhense precisa ser repensado. 

Planejamento
Essa palavra é fundamental em qualquer atividade e, principalmente, no futebol. Se não houver isso antes, pelo menos dois meses do início de uma temporada, o clube está fadado a ser dar mal. E exemplos estão aí mesmo. O Sampaio não fez planejamento e corre um grande risco de cair para a Série C. A coluna está sendo modesta, em dizer que o Sampaio corre o risco, porque tem gente que já deu como certa a queda boliviana. 

CURTINHAS
Já estão chamando o estádio Kléber Andrade, em Cariacica, Espírito Santo, de Maracariacicanã*****Brasileiro sempre é criativo*****O Kléber Andrade está sendo usado pelo Flamengo para os seus jogos no Brasileirão e demais competições*****O Maracanã só no fim de outubro*****E aí, os refletores do Frei Epifânio vão ser ou não consertados?*****Tá uma vergonha aquilo lá*****Me falaram que a Sedel teria pedido para que o Luizinho fizesse os reparos nos refletores do estádio*****Me disseram, também, que só para subir nas torres estão cobrando R$ 2.500,00***** Exagero ou não, o certo é consertar, porque o estádio não pode ficar no escuro*****E quem tem de consertar é a Sedel, através da Prefeitura, e não a Liga, através de Luizinho****** Pelo menos eu penso assim.