Jogos de hoje 

Copa Sul-Americana – oitavas de final – jogos de volta 
19h15 – La Guaira x San Lorenzo – Olímpico de La UCV
21h45 – Cerro Porteño x Santa Fé – La Olla Azulgrana

Armação
A FMF está armando alguma coisano que se refere ao representante do Maranhão na Copa do Brasil de Futebol Feminino em 2017. Nesta terça-feira, foi publicado no site da entidade que o campeão maranhense de futebol feminino de 2016 será o representante do estado no Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino de 2017. Não falou nada de quem seria o representante na Copa do Brasil daquele ano. Isso fez a coluna fazer uma pergunta, que até agora não obteve resposta. Por que o Viana, que não conquistou nada em 2015, representou o Maranhão no Campeonato Brasileiro da categoria esse ano? O campeão Maranhense de 2015 foi o JV Lideral, que como campeão disputou a Copa do Brasil. Estão realmente estão armando algo. 

Libertadores
Pelas novas normas, definidas nesta terça-feira, em reunião da Conmembol com os representantes de clubes, a Libertadores será disputada a partir de 2017 durante o ano todo. Outra novidade é que a final da Libertadores será disputada em um único jogo, como na Liga dos Campeões. É o futebol sul-americano fazendo suas adaptações para melhorar. E isso é salutar. 

Três temporadas 
E por falar em Libertadores, já tem três temporadas que clubes brasileiros não chegam a uma final e, logicamente, ao título. O último clube brasileiro campeão da Libertadores foi o Atlético Mineiro, em 2013. E em duas temporadas seguidas, deu Argentina, com San Lorenzo em 2014 e River Plate em 2015. Em 2016, o campeão foi o Atlético Nacional da Colômbia. Vale lembrar, que antes o Brasil tinha vencido três seguidas, com Internacional em 2010, Santos em 2011 e Corinthians em 2012.

Fora 
O até então chefe da arbitragem brasileira, Sérgio Corrêa, não aguentou a pressão da maioria dos clubes que disputam o Brasileirão e pediu demissão do cargo. Desgastado, Sérgio Corrêa preferiu sair. Um dos mais incisivos na reclamação, foi o presidente santista, Modesto Roma Jr., que pediu a queda de Sérgio Corrêa após a expulsão do meia Lucas Lima no jogo contra o Internacional. Ele aprovou a troca no comando da arbitragem, que agora tem Marcos Marinho, que era da Federação Paulista de Futebol (FPF). Outro crítico da arbitragem da CBF é o presidente do Flamengo, Eduardo Bandeira de Mello, que fez seguidas reclamações formais por erros contra o time.

CURTINHAS 
Pelo que vem se espelhando, agora com a Libertadores esticada, os estaduais estão com os dias contados*****Se dependesse da CBF e Conmembol, já tinham acabado faz tempo*****Se isso um dia acontecer, será o fim de muitos clubes de futebol no Brasil******Os prazos dos estaduais diminuem a cada ano que passa*****O STJD da CBF decidiu por não paralisar a Série C, enquanto avalia as acusações de que Juventude e Botafogo-PB teriam escalado jogadores de forma irregular********Os alvos são  o lateral esquerdo Carlinhos e o volante Sapé, do Juventude e Botafogo-PB, respectivamente *****Os clubes foram denunciados por Tombense e Remo, que no caso de uma punição ficariam com as vagas na fase de quartas de final da Série C******O Botafogo-PB começa a decidir o acesso à Série B nesta sexta-feira, no Almeidão, contra o Boa Esporte***** Na segunda-feira, dia 3 de outubro, o Juventude vai receber o Fortaleza.