Jogos de hoje
Copa Brasil – terceira fase – jogo de volta
21h00 – Fortaleza x América-MG – Castelão
Louco mercado da bola
Há praticamente nove anos, Pato foi o menor de idade mais caro da história recente do futebol. O Milan pagou 22 milhões de euros pelo passa dele. E parecia valer todos os centavos. Sete meses antes, o Real Madrid pagou 12 por Higuain. Hoje, o artilheiro argentino custou 90 milhões para a Juventus. O ex-promissor Pato saiu por apenas 3 milhões para o Villarreal. Pato não vale apenas isso. Embora tenha merecido custar só isso. Higuain não pode jamais custar tudo isso. Mas se esforçou para valer mais do que é. São dois absurdos. Para cima e para baixo. Mas se em 2007 alguém apostasse nisso, estaria mais louco que o mercado da bola, que realmente virou uma loucura.
Exageros
A proximidade da Olimpíada-2016 provoca uma avalanche de críticas ao Rio de Janeiro por parte da imprensa internacional. São justas? A maioria das notícias negativas retrata a realidade dos problemas da cidade, e é até benéfica para pressionar organizadores e governantes. Há, no entanto, exageros ridículos que cheiram a oportunismo. É no mínimo falta de bom senso da imprensa internacional, comprar sem contestação a tese de um pesquisador brasileiro de que nadadores estarão “nadando em merda’’ e correm “risco de ser infectados’’ na praia de Copacabana. Há uma controvérsia sobre a questão já que as medições do governo estadual para coliformes fecais mostram índices normais, e a OMS (Organização Mundial de Saúde) diz que a água é segura.
Pública
Setores da imprensa brasileira estão criticando a Austrália por ter os componentes de sua delegação, feito questão de de reclamar publicamente dos problemas encontrados na Vila Olímpica do Rio 2016. Para a imprensa brasileira, foi uma atitude mal educada dos representantes australianos e que pode estar cheirando a preconceito. Não era necessário esse estardalhaço todo. Isso porque havia canais para se tratar do assunto e não era necessário reclamação pública. Um evento grandioso como esse, sempre tem problemas. São difíceis de ser organizadas. Em Londres, por exemplo, houve uma greve de funcionários da área de segurança e foram chamados soldados que haviam acabado de voltar do Afeganistão. Obrigados, foram trabalhar, mas com pouca vontade. Na Copa do Mundo, explodiram problemas, e mesmo assim foi realizada com sucesso. E assim serão as Olimpíadas e Paraolimpíadas.
Dezesseis
Dezesseis equipes vão disputar o Campeonato Imperatrizense da Segunda Divisão. São oito partidas por cada rodada e haja campo. Mas é o futebol amador de Imperatriz voltando, pelo menos em número de participantes, aos bons tempos, como tem procurado fazer o presidente Luiz Gonzaga de Sousa e sua equipe de diretores da Liga Imperatrizense de Futebol (LIF). A competição começa no dia 7 de agosto.
CURTINHAS
Tá chegando o mês de agosto e o que se espera é que a situação do Cavalo de Aço, quanto a formação de sua nova diretoria, também chegue*****Nos últimos dias a imprensa esportiva de Imperatriz não vem falando nada a respeito, mesmo porque o presidente do Conselho Deliberativo, Antonio Torres, pediu um tempo e está sendo dado*****A coluna só está lembrando que o prazo está se esgotando******Por enquanto, o único que se pronunciou como provável candidato, se houver eleição, foi o ex-presidente Buzuca******Mas o presidente do CD pode nomear uma diretoria e tudo leva a crer que essa segunda hipótese pode acontecer******Isso porque já foi marcada uma eleição e não houve candidatos.
Comentários