Jogos de hoje

Campeonato Brasileiro Série B – turno – 16ª rodada
19h15 – Avaí x Oeste – Ressacada
21h30 – Sampaio Corrêa x Bahia – Castelão

Aconteceu o previsto
Quando o São Paulo perdeu de 2 a 0 para o Atlético Nacional, da Colômbia, em pleno Morumbi, na partida de ida da semifinal da Libertadores, ficou diante de uma missão quase impossível no jogo de volta em Medellín. Mas o time conseguiu até enganar, saindo na frente logo aos 7 minutos de jogo. No segundo tempo, o Atlético se impôs, virou para 2 a 1 em cobrança de pênalti e se garantiu nas finais da Libertadores. O São Paulo chegou da Colômbia reclamando muito da arbitragem, que não marcou um pênalti claro a seu favor. Mas o time paulista perdeu a classificação em casa, no jogo de ida. Agora só em 2017, se conseguir chegar pelo menos entre os quatro no Brasileirão.

Mal
O futebol brasileiro continua mal quando se fala em competições em nível internacional. Foi eliminado três vezes seguidas na Copa América e já tem três anos que os nossos times não chegam à final da Libertadores. Em 2014, o campeão foi o San Lorenzo, em decisão contra o Nacional, do Paraguai. Em 2015, o River Plate, novamente um time argentino, chegou à final contra o Tigres, do México. Deu River. Antes, equipes brasileiras tinham chegado à final de 2005 até 2013 e foram campeões em seis ocasiões.

Europa
Depois do mercado sul-americano, em especial o Brasil, as atenções dos chineses agora estão voltadas para o mercado europeu. O brasileiro Hulk, o italiano Graziano Pellè e o nigeriano Anthony Ujah atuavam em times de segundo ou terceiro escalão do futebol europeu e já são bastante experimentados no cenário internacional. Não são apostas, na avaliação chinesa, mas sim certezas. Essa segurança fez os clubes pagarem caro para levá-los à Ásia. Hulk foi tirado do Zenit por 55,8 milhões de euros (R$ 202 milhões), valor recorde para a China. Já Pellè, titular da Itália na Eurocopa, deixou o Southampton após pagamento de 15,2 milhões de euros (R$ 55,1 milhões).

Trocar de clube
Apesar de o Campeonato Brasileiro já estar caminhando para a 16ª rodada, muitos jogadores ainda não completaram sete partidas por seus clubes e, por conta disso, ainda podem se transferir para outros times da Série A. Casos de Emerson Sheik, do Flamengo, e Rafael Marques, do Palmeiras, por exemplo. Muitos dos jogadores dessas listas interessam a outros clubes, como o próprio atacante do Palmeiras, que despertou cobiça de Fluminense, Cruzeiro e Sport, mas o clube paulista não quer negociar.

CURTINHAS
Moto e Maranhão, nossos representantes na Série D, relaxaram e agora vão ter de decidir os destinos na competição na última rodada da fase de grupos*****Para não depender de ninguém, o Moto precisa vencer o Santos-AP em casa por qualquer placar*****Já o Maranhão tem uma missão mais difícil: vencer o Altos-PI, em Teresina, e ainda torcer para que o Icasa vença o Juazeirense*****O MAC não depende só de si mesmo****Poderiam estar melhores*****Um membro brasileiro do grupo terrorista Estado Islâmico estaria preparando um atentado contra a delegação francesa durante a Olimpíada no Rio de Janeiro*****A informação foi revelada por um deputado francês durante uma audiência do inquérito parlamentar sobre os ataques de 2015 na França*****Todo cuidado é pouco.