Jogos de hoje

Campeonato Brasileiro Série A – turno – 10ª rodada
19h30 – Chapecoense x Atlético-PR – Arena Condá
19h30 – Ponte Preta x Cruzeiro – Moisés Lucarelli
21h00 – Botafogo x Figueirense – Mário Helênio
21h00 – Santa Cruz x Flamengo – Arruda
21h45 – Fluminense x Santos – Kléber Andrade
21h45 – Atlético-MG x Corinthians – Mineirão

Amanhã
Nesta quinta-feira (23), vence o prazo dado pelo Conselho Fiscal para que o ex-presidente Alex Santos entregue o que a Comissão Fiscal pediu a respeito de sua prestação de contas. Nas contas apresentadas pelo ex-presidente, tem pontos obscuros que a Comissão Fiscal pediu para serem esclarecidos e que, até pelo menos ontem, não tinham sido entregues. Nesta quinta-feira, também, o presidente Antonio Torres vai definir quanto à eleição no clube. Isso também precisa ser logo definido porque o tempo está passando. O clube precisa de uma diretoria para que o planejamento para 2017 possa ser logo feito.

Oficial
Agora sim. Oficialmente, Tite é o novo treinador da seleção brasileira, já que foi apresentado nessa segunda-feira, na sede da CBF no Rio. Tite assumiu a seleção e driblou as perguntas mais inconvenientes por ter assinado manifesto que exigia a renúncia do presidente da CBF, Marco Polo Del Nero. Realmente, as perguntas foram inconvenientes, porque tem repórteres assim. Tite disse que topou o posto porque teve garantia de autonomia e falou em transparência, democratização, excelência e modernidade, quatro pilares que vão lhe dar sustentação à frente da seleção. Tite já disse que o zagueiro Thiago Neves, o capitão da Copa de 2014, e o lateral esquerdo Marcelo, que haviam brigado com Dunga, voltarão a ser convocados. Se são considerados os melhores do mundo, têm de estar na seleção. E Dunga nunca convocou os melhores.

Interino
O ex-jogador e treinador do Flamengo, Andrade, que já andou até aqui pelas bandas do Bacabal, onde passou alguns meses como jogador, disse, com propriedade, que todo treinador no Brasil é interino. Isso é a pura verdade. O que pode ser técnico hoje amanhã já não é mais. Treinador no Brasil não tem estabilidade. O presidente do Corinthians, Roberto Andrade, na apresentação do técnico Cristóvão, disse que a estada longa de um treinador em um clube de futebol depende das vitórias e títulos. Os treinadores de futebol no Brasil sempre estão na linha de tiro. Inclusive Tite, que começou ontem o seu trabalho na seleção brasileira viajando aos Estados Unidos para assistir a Chile x EUA, pela semifinal da Copa América Centenário. O Chile é um dos dois próximos adversários do Brasil pelas eliminatórias, nas quais a seleção brasileira está em sexto lugar e, portanto, fora da classificação para a Copa da Rússia.

Alegria
Em todos os brasileiros que gostam de futebol e nos 200 milhões de habitantes do Brasil é praticamente unanimidade: a esperança é grande para que volte a alegria na seleção brasileira, muito desgastada nos últimos anos. Sempre é bom lembrar a frase de Einstein: “É insano fazer sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes”. A ida de Tite vem corroborar com isso, porque com Dunga, certamente, não haveria mudanças, principalmente na convocação, que não era sempre dos melhores.

CURTINHAS
Estados Unidos e Argentina jogaram ontem pela semifinal da Copa América Centenário*****Hoje, às 21 horas, será a vez de Chile e Colômbia, no estádio Soldier Field, Chicago, Illinois, decidirem a vaga para a final da competição****E o Brasil, o maior conquistador de títulos mundiais do futebol, está mais uma vez fora de uma final da Copa América***É a terceira seguida****Lamentável****Tudo que começa certo termina certo*****A CBF e Tite acertaram muito bem em separar os treinadores das seleções principais e olímpica*****Cada macaco em seu galho****Tite na principal e Rogério Micale na olímpica.