Fim de parceria
Em comunicado oficial, TV Globo e Grupo Bandeirantes anunciaram, na última quarta-feira (3), o término de uma parceria vigente desde 2007 para transmissões de futebol no Brasil. A emissora paulista alegou questões financeiras, abriu mão de sublicenciar a exibição dos jogos a partir desta temporada e colocou a cúpula do canal carioca em busca de um novo parceiro/concorrente.

Questões contratuais
Mas, afinal, por que a Globo precisa dividir com outro canal o conteúdo que poderia ter com exclusividade na televisão aberta?
A primeira questão é contratual. Concorrências por direitos de mídia de competições são definidas por uma série de questões que considera aspectos como valores e espaço na grade. Para fechar com entidades como Fifa e Uefa, por exemplo, a Globo precisou se comprometer a exibir em rede aberta uma determinada quantidade de eventos. Portanto, a Globo precisa de um parceiro para desovar conteúdos que não gostaria de encaixar em sua grade. Sem a Band, teria de optar entre encontrar um novo destino para esses eventos ou exibir jogos que dão menos retorno do que outros produtos não-esportivos – partidas de futebol de base, futebol feminino e fases preliminares de torneios como a Liga dos Campeões da Uefa, por exemplo.

Outros parceiros
Diante disso, a Globo terá de buscar outros parceiros. Diante da atual conjuntura, vai ser difícil. Rede TV e TV Brasil já consultaram a Globo, entretanto a primeira não tem a estrutura necessária para transmissões do Campeonato Brasileiro, enquanto a TV Brasil, devido ao atual quadro político brasileiro, seria inviável. A TV Brasil é do governo federal. SBT e Record teriam de se adequar aos horários definidos pela Globo, o que no momento seria inviável, conforme disseram os seus diretores.

CURTINHAS
Além da quebra de contrato da Bandeirantes com a Globo, os comentários de ontem no mundo do futebol foram a eliminação do Corinthians da Libertadores*****Outros comentários foram a derrota do Flamengo para o Fortaleza pela Copa do Brasil e o empate do Fluminense com a Ferroviária, de Araraquara, depois de estar vencendo por 2 a 0 e com o adversário com dez jogadores, já que o goleiro foi expulso*****Sobre o Corinthians, o comentarista Casa Grande disse tudo é um time limitado*****Flamengo e Fluminense, a gente já sabe - não têm defesa e os neguinhos deitam e rolam*****Aí é como estão dizendo, quem tem Gum tem medo****Aqui na nossa área, o Moto confirmou a boa fase, venceu o Cordino por 2 a 0 e está na final do segundo turno*****O Moto pode ser campeão direto se conquistar o título do segundo turno*****Torcedores de Fluminense e Flamengo ficam culpando a Federação de Futebol do Rio pela ruindade dos dois times*****Nada a ver, um bando de pernas de pau, essa é a realidade.