Jogos de hoje

Copa Libertadores – fase de grupos – 1ª rodada
19h30 – Rosário Central x Nacional (URU) – Gigante Arroyito
19h30 – Cerro Porteño x Cobresal – Defensores del Chaco
21h45 – Trujillanos x River Plate – José Alberto Pérez
21h45 – Emelec x Deportivo Táchira – George Camwell

Copa do Nordeste – 1ª fase – 3ª rodada
19h00 – Campinense x Salgueiro – Amigão
19h00 – CRB x América-RN – Rei Pelé
21h30 – Bahia x Confiança – Fonte Nova 
21h30 – Vitória da Conquista x Flamengo-PI – Lomanto Júnior

Campeonato Carioca – 1ª fase – 6ª rodada
16h00 – Portuguesa x Bonsucesso – Luso-brasileiro
19h00 – Vasco x Friburguense – São Januário
21h00 – América x Boavista – Edson Passos 

Campeonato Paulista – 1ª fase – 6ª rodada
19h00 – Ituano x Ferroviária – Novelli Júnior
19h30 – Santos x Mogi Mirim – Pacaembu
21h30 – XV Piracicaba x Palmeiras – Barão Serra Negra 

Campeonato Paranaense – 1ª fase – 6ª rodada
19h30 – Coritiba x Rio Branco – Couto Pereira 
19h30 – Atlético-PR x Foz do Iguaçu – Arena da Baixada

Campeonato Catarinense – 1ª fase – 7ª rodada
21h30 – Avaí x Figueirense – Ressacada

Campeonato Goiano – 1ª fase – 7ª rodada
19h30 – Atlético x Trindade – Serra Dourada
Campeonato Mato-grossense – 1ª fase – 6ª rodada
20h10 – Luverdense x Mixto – Passo das Emas
20h15 – União Rondonópolis x Operário – Lutero Lopes

Campeonato Sul-mato-grossense – 1ª fase – 3ª rodada
15h00 – Novoperário x Serc – Moreninhas 

Nada
Ontem, a coluna fez uma pesquisa para acabar com a dúvida dessa questão das equipes não poderem mais fazer o aquecimento no campo de jogo. E confesso que não achei nenhum impedimento definido pela CBF ou qualquer outra entidade. Então, não se sabe de onde o representante da FMF, no jogo Imperatriz x Santa Quitéria, tirou essa ideia. Isso não existe e parece que os caras vêm a Imperatriz e querem mandar e desmandar.

Devagar
Esse site da FMF é muito devagar. A única coisa que aparece é a escalação de árbitros e boletins financeiros. Não tem uma notícia sequer de determinações do presidente, o que a gestão da entidade está fazendo em prol dos clubes e outras de maior interesse. Ninguém vê, ou lê, alguma coisa da diretoria da FMF.

Nem aí 
As federações e os clubes não estão nem aí para a imprensa nesta questão de horário de jogos. Por exemplo, na noite de ontem, ficou impossível transmitir ABC x Imperatriz em todo o seu conteúdo, porque o jogo foi marcado para as 19h15. É um horário incompatível com as transmissões pelo rádio devido à ‘Voz do Brasil’. Eu acho que está na hora de as entidades que congregam os jornalistas esportivos entrarem com uma representação contra esse horário. Acho até, pelo que representa o rádio esportivo, que é o que realmente acompanha os clubes onde eles vão, uma grande falta de respeito. TV marca jogo a hora que bem entende, até durante a madrugada, e todos concordam. Mas quando é o rádio, sempre teve esses problemas.

CURTINHAS
Nesta questão dos horários de início de jogos, evidente que não queremos que iniciem de madrugada, mas também não podem iniciar muito cedo da noite*****Nesta questão temos de ser racionais, crônica esportiva e os órgãos que comandam o futebol*****As decisões têm de ser boas para as duas partes*****A realidade salarial do jogador de futebol no Brasil foi publicada pela CBF****Nessa publicação, nada de novo, apenas uma confirmação do que já se sabe e a constatação de que os jogadores de futebol profissional não são bem isso que a maioria dos torcedores imagina******Dos 28.203 jogadores de futebol profissional no Brasil, apenas 1.106 ganham mais de R$ 5 mil mensais*****A esmagadora maioria, 82%, ganha até mil reais mensais, pouco mais do atual salário mínimo, que é de R$ 880,00.