Boa pergunta
O ex-presidente do Conselho Deliberativo do Imperatriz, João Maurício Martins, fez uma pergunta muito coerente e que deve ser respondida pelo diretor de competições da FMF, Antonio Henrique Farah de Moraes Rego. O Maurício quer saber por que a FMF picotou esses jogos da quarta rodada, três deles no Castelão, marcando cada um para um dia, e por que não marcou pelo menos um em rodada dupla. São incoerências que acontecem no futebol maranhense e que não podem ocorrer, porque um jogo de futebol tem uma despesa muito grande. Avalie quanto vai custar só a energia do Castelão na realização de três jogos. A FMF precisa realmente pensar nisso. Olha só! Foi realizado um jogo isolado entre São José e Araioses. Veja que loucura. Só mesmo a FMF.
Surpresa
A grande surpresa do primeiro turno do Campeonato Maranhense realmente é o Cordino, que com 10 pontos ganhos, independente do resultado do jogo Maranhão x Imperatriz, fechará a quarta rodada na liderança do grupo B e está praticamente na semifinal. E esse Ulisses, que só joga no Cordino, já que andou por aí e não obteve resultado, já é o artilheiro com 5 gols, com os dois que ele fez na vitória sobre o Santa Quitéria. Lembro-me que quando o presidente Alex Santos estava contratando jogadores, eu falei com ele a respeito do Ulisses, que até então estava livre em Barra do Corda. E por falar em Santa Quitéria, do grupo B, apenas o Imperatriz não venceu a Raposa. O próximo adversário do Cordino é o Imperatriz, dia 10, quarta-feira de cinzas.
Sampaio na semifinal
Com a vitória sobre o Araioses por 3 a 0, na noite de quinta-feira, o Sampaio Corrêa chegou a 12 pontos ganhos e foi o primeiro a se classificar para a semifinal no grupo A. O Sampaio volta a jogar dia 11, quinta-feira, contra o São José, e somente para sacramentar sua posição, já que o Peixe Pedra não será adversário que vai ter qualquer reação contra o Tricolor.
Soçaite
De João Lisboa, o companheiro Willame Ferraz está anunciando a realização do 2º Campeonato Aberto de Futebol Soçaite e o 1º Campeonato Master de Futebol Soçaite. As duas competições serão iniciadas no dia 19 de fevereiro. Outras informações pelos telefones: 992193232/991366677. As duas competições têm o apoio da Prefeitura Municipal e Sedel-MA. A realização é da Liga Esportiva de Futebol de João Lisboa (LEFJOL).
USA na Libertadores
Uma das pautas discutidas na recente reunião de representantes de clubes de futebol da América do Sul, que aconteceu na sede do Boca, foi sugerido que os clubes dos Estados Unidos da América comecem a disputar a Libertadores. A ideia agradou aos participantes e já tinha sido discutida por parte deles. Os cartolas argumentam, entre outros motivos, que a presença dos times dos Estados Unidos atrairia importantes emissoras de TV e grupos de comunicação daquele país, gerando melhores receitas. A sugestão chegou a ser feita para a antiga diretoria da Conmebol. Porém, a entidade alegou que a entrada dos norte-americanos aumentaria as distâncias a serem percorridas pelos clubes, o que inviabilizaria o projeto. Uma das possibilidades discutidas agora é de que o torneio aconteça durante o ano inteiro, o que daria mais tempo para os times se recuperarem do desgaste. Acho certo isso, porque se é Libertadores da América, não justifica não só os Estados Unidos fora, como também o Canadá. Se é América, tem de ser todos.
CURTINHAS
Na reunião, foram também discutidas outras pautas, como: os cartolas querem uma reforma nas regras utilizadas para punir clubes durante as competições, principalmente em relação a atos provocados pelos torcedores. O argumento dos dirigentes é de que a Libertadores é uma competição das Américas, com penas suíças****Os dirigentes também elaboram uma proposta para que tenham participação no lucro obtido por quem compra o direito de transmitir as partidas e revende para emissoras. Pretendem estabelecer uma porcentagem que seria obrigatoriamente repassada aos clubes em caso de revenda****Assumir o controle da organização da Libertadores não está nos planos dos dirigentes sul-americanos, porém eles querem poder de decisão para definir questões como regulamento e tabelas****A Conmebol só repassa aos clubes a receita obtida com a venda de direitos de transmissão da Libertadores. Agora, os dirigentes querem ter acesso a todos os contratos comerciais para poder reivindicar uma fatia de cada um. Na reunião de quarta-feira, chegou até a ser aventada a possibilidade de os clubes abandonarem a edição atual do torneio se a Conmebol não entregar cópias desses acordos*****Os clubes já conseguiram que a Conmebol dobrasse a quantia paga para eles na Libertadores.
Comentários