Água no pescoço
Na terça-feira pela manhã, o primeiro telefonema que fiz foi para o presidente do Imperatriz, Alex Santos. E a primeira pergunta foi a respeito da situação do treinador Marcelo Salles. Naquele momento, o presidente me disse que era cedo, porque o trabalho dele e de sua comissão técnica estava só começando. Mas, no decorrer do dia, aconteceram reuniões com a presença do vice-presidente, Nilson Takashi, e houve reviravolta no caso. Marcelo Salles, o preparador físico Rodney Castro e o auxiliar técnico Henrique Santos foram demitidos, retornaram para Imperatriz e hoje viajam para o Rio de Janeiro.
Substituído
No ano passado, em que o Imperatriz conquistou o título do Campeonato Maranhense, o time iniciou o estadual sob o comando de Flávio Valentim, o Celinho. Começou o estadual como agora, claudicando. O presidente Buzuca o substituiu por Vinícius Saldanha, que fez pequenos ajustes. Um deles foi a entrada de Diego Valderrama, que se tornou uma das revelações do campeonato, apesar de antes não ser nem relacionado para treinar, e hoje é astro do Sampaio Corrêa. Resultado: o time chegou ao título.
Dois jogos
Dois jogos estão programados para hoje pela primeira rodada da fase de volta do primeiro turno do Campeonato Maranhense. Às 16 horas, em Barra do Corda, Cordino e Santa Quitéria, jogo que interessa diretamente ao Imperatriz, cujo empate seria o resultado mais apropriado em função da atual situação do Cavalo de Aço na competição. Se o Cordino vencer, amplia a vantagem sobre os demais adversários e se o Santa Quitéria for o vencedor, pior ainda para o Imperatriz, que passaria para a lanterna do grupo. Às 20h15, o Sampaio enfrenta o Araioses no Castelão, jogo que não interessa ao Imperatriz, pelo menos nesse primeiro momento.
Só para lembrar
No segundo turno, o Campeonato Maranhense 2016 prevê que as equipes do grupo A jogam com as do B e com apenas jogos de ida. Teoricamente, vai ser mais difícil para o Imperatriz, porque vai pegar Sampaio e Moto e apenas o Araioses dos considerados pequenos. Logicamente, entre Imperatriz, Sampaio e Moto, a FMF vai preferir os dois grandes da capital. Então, seria bom o Imperatriz jogar e conquistar logo um lugar ao sol neste turno, porque o segundo vai ser duro.
Um exemplo a ser seguido
Nessa terça-feira, a Conmebol anunciou que está comemorando o seu centenário, anistia geral para todos os clubes devedores da entidade mor do futebol sul-americano. Além da anistia financeira, a entidade resolveu também anistiar o Boca Juniores, que ficaria sem jogar no La Bombonera por oito jogos e agora caiu para apenas um. O La Bombonera foi anistiado depois das atrocidades cometidas em jogo pela Libertadores entre Boca Juniors e River Plate, no ano passado. Diante disso tudo, o advogado uruguaio Adrián Leiza, vice-presidente do Comitê Disciplinar da Confederação Sul-Americana de Futebol, renunciou ontem ao seu cargo por discordar da anistia decretada pela entidade. Beleza, se todos fizessem assim, muita coisa melhoraria no futebol.
CURTINHAS
É importante que se diga que a prisão de Neymar por sonegação fiscal, falsidade ideológica e mesmo por corrupção parece improvável****As penas são baixas e crimes desse calibre costumam gerar acordos para pagamentos, e não detenção****Mas Neymar, com certeza, vai sentir isso na pele, ainda é um jovem e o seu rendimento pode baixar*****Está bem perto do fim um dos mais antigos relacionamentos de transmissão exclusiva do futebol no Brasil*****A TV Esporte Interativo está muito próxima de anunciar o contrato com cinco clubes para a exibição de partidas do Campeonato Brasileiro a partir de 2019****Atlético-PR, Bahia, Coritiba, Inter e Santos discutem os últimos detalhes de um contrato que vai ceder os direitos de transmissão, para a TV paga, das edições de 2019 a 2023 do Brasileirão*****Pelo acordo, a EI desembolsaria cerca de R$ 27,5 milhões anuais por clube, nove vezes mais do que paga, atualmente, a Globosat, que desde 1997 detém exclusividade na transmissão da Série A nacional.
Comentários