Repouso
Os jogadores do Imperatriz, nesses dias que antecedem a estreia do time no Campeonato Estadual, estão tendo muito repouso, para que não corram o risco de uma lesão e desfalcar mais ainda o já desfalcado Cavalo de Aço. Ontem, treinaram apenas à tarde e, assim mesmo, levemente, quase que uma recreação. Hoje, também à tarde, treino de fundamentos, como chutes a gol, cobrança de faltas, jogadas de linha de fundo. Na ocasião, Marcelo Salles vai aproveitar para definir o time que sairá jogando contra o Maranhão, neste sábado (23), às 19h15, no Frei Epifânio, abrindo oficialmente o Campeonato Maranhense de 2016.
Arbitragem
Cerca de 80 árbitros estão em Imperatriz participando de uma pré-temporada visando o Campeonato Maranhense, que começa neste sábado. Mas os meios de comunicação do Maranhão, em suas edições de ontem, teceram muitas críticas ao presidente da CEAF, Marcelo Filho, em função da exclusão de árbitros de ponta do Maranhão do quadro da CBF. Entre esses árbitros, estão dois de Imperatriz, que são assistentes: Sandro Nascimento Medeiros, que foi excluído desde o ano passado, e agora o Cicero Romão Batista Silva, que foi excluído este ano. Além dos dois imperatrizenses, foram excluídos também Mayron Frederico dos Reis Novaes e Paulo Sérgio Santos Moreira, também considerados de ponta no quadro maranhense e CBF. Os quatro excluídos só poderão trabalhar no Campeonato Estadual.
Motivos
Marcelo Filho disse que os motivos que levaram à exclusão desses árbitros é que está realizando renovação no quadro da CEAF. Mas os excluídos dizem que está ocorrendo uma perseguição por parte do Marcelo Filho. Na verdade, isso precisa ser esclarecido para que não paire dúvida. Disse-me-disse não convém e não fica bem em uma entidade cujos protagonistas precisam de tranquilidade para trabalhar. Marcelo Filho está na cidade e bem que ele poderia esclarecer de vez essa pendenga. Observei, na manhã de ontem, que ele é organizado e trouxe para essa maratona de treinamento dos árbitros até uma psicóloga. Quem também está na cidade é Márcio Resende de Freitas, instrutor da CBF, que veio, por solicitação do Marcelo Filho, para instruir os árbitros da CEAF em sua pré-temporada.
Dias contados?
Como pano de fundo da obra-prima de Wendell Lira, vencedor do Prêmio Puskas, está o Goianésia, clube até então pouco - ou nada - conhecido que está sob risco de ficar para a posteridade apenas. Um grupo de estudos montado na CBF visa implementar gradativamente, a partir de 2017, o Sistema de Licenciamento de Clubes com o objetivo de padronizar a profissionalização. De acordo com a Federação Nacional de Atletas Profissionais de Futebol (FENAPAF), o país tem 900 clubes que se dizem profissionais, número que, com o caderno de encargos, poderá cair para 250. “Tem clube que não tem pão com manteiga. Outros cobram até para o atleta jogar. Com o sistema de licenciamento, não se enquadrou, está fora. Vai disputar campeonato amador”, afirmou o presidente da FENAPAF e também do Sindicato dos Atletas Profissionais de São Paulo, Rinaldo Martorelli. Será? Duvido que isso ocorra. Por trás tem a questão política.
Seleção já era
O primeiro grande ídolo brasileiro no futebol chinês faz um alerta: aceitar uma proposta milionária de transferência e se mandar para o Oriente não é necessariamente uma boa ideia. De acordo com o meia-atacante Muriqui, ex-Vasco e Atlético-MG, que defendeu o Guangzhou Evergrande por quatro anos e foi eleito o melhor jogador da Liga dos Campeões da Ásia em 2013, jogar na China ainda hoje significa ficar longe da seleção. “O Diego Tardelli foi para a China e foi chamado na convocação seguinte porque tinha ido bem nos amistosos da seleção. Não foi pelo que estava fazendo na China. Quando não foi bem pela seleção, parou de ser convocado”, disse. “O mesmo vai acontecer com o Renato Augusto. Ele estará na próxima convocação porque foi bem no último jogo da seleção. Mas se cair na próxima partida, não sei se terá outra chance. O Campeonato Chinês é um passaporte para a independência financeira, mas não é visto”, completou.
CURTINHAS
O atacante Tety, que foi contratado pelo Moto, é aquele mesmo que jogou no Imperatriz - se não me falha a memória - em 2010 e fez dupla de ataque com Rayllan****Essa dupla de baixinhos deixou as defesas doidas, como aconteceu em um jogo Sampaio x Imperatriz no Frei Epifânio, em que Tety e Rayllan deitaram e rolaram em cima dos becões Mimica e Johildo****O Imperatriz venceu de virada por 2 a 1 e o Tety, por ironia, fez o gol da vitória de cabeça*****A primeira competição do calendário da LIF é o Campeonato Imperatrizense Sub-19****Mas ainda não publicaram o calendário no site da entidade*****Realmente, no grupo B, os favoritos à classificação são Imperatriz e MAC*****Mas Cordino e Santa Quitéria merecem todo respeito****No grupo A, lógico que Moto e Sampaio são favoritos e Araioses e São José correm por fora*****Tem de ser lembrado, entretanto, que tudo tem de ser definido dentro das quatro linhas e nos 90 minutos.
Comentários