Fisicamente
O Imperatriz foi o clube que iniciou sua pré-temporada primeiro entre os oito que vão disputar o Campeonato Maranhense de 2016. 
Tecnicamente, ainda não se pode avaliar o grupo do Cavalo de Aço, mesmo porque ainda não teve um jogo para que essa avaliação possa ser feita por nós cronistas. Mas, fisicamente, garanto que o time do Cavalo de Aço será o mais bem preparado do campeonato. Está sendo feito um trabalho perfeito neste fundamento pelo professor Rodney Castro e o seu auxiliar William Zaparolli, assim como nos outros fundamentos a cargo do treinador Marcelo Salles e do auxiliar técnico Henrique Santos.

Gordinhos
Que eu me lembre, nesse grupo do Imperatriz, observei apenas uns dois ou três jogadores que chegaram acima do peso. Mas, se ainda não estão na dose certa, estão quase chegando. Entre os que chegaram acima do peso, está o meia Bruno Chocolate, que está quase que na dose certa. Bem condicionado fisicamente, nós - que conhecemos o seu futebol - sabemos que o Bruno dará alegrias ao torcedor do Cavalo de Aço.

Convocação geral
O torcedor do Imperatriz já está sendo convocado para o dia 23 de janeiro – ainda está faltando ser confirmado, porque na tabela que está no site da FMF ainda consta dia 24 – para o jogo de estreia do Cavalo de Aço, contra o Maranhão. O torcedor não pode esquecer que o Imperatriz é o atual campeão maranhense e, por isso, merece que o Frei Epifânio esteja lotado para dar as boas vindas ao time e torcer por uma vitória sobre o MAC. Não podemos esquecer, também, que o MAC sempre foi nosso calo e que merece todo o respeito do mundo, como também merecem os demais adversários.

A história se repete
Em 2015, os dois melhores jogadores do Brasileirão 2014,  Éverton Ribeiro e Ricardo Goulart, foram vendidos para os incipientes centros do futebol árabe e chinês. Os dois pertenciam ao Cruzeiro, de BH. Agora em 2016, a história se repete e o campeão brasileiro, o Corinthians, perdeu os dois melhores do campeonato, Renato Augusto e Jadson. E não são somente os dois que estão saindo. Elias e Cássio já estão de passagens tiradas para a China e Ralf está a caminho. E não é só o Corinthians que está vendo os seus principais jogadores indo embora. Outras equipes também passaram e ainda passam por essa situação.

Secundário
Em função do agora mercado chinês, os jogadores estão abrindo mão até da Seleção Brasileira, que foi colocada em plano secundário. Até mesmo o sonho de jogar na Europa se tornou secundário. Ganhar dinheiro, como não poderia deixar de ser, é a prioridade, mesmo diante do sacrifício de uma carreira cheia de glórias. Mas do que adianta isso com os bolsos vazios? Já dizia o saudoso Chico Anisio que herói é o que não teve tempo de correr. O jogador está mais do que certo. A carreira é curta e tem a família em primeiro lugar. Que todos tenham boa sorte. A gente está vendo por aí – esses dias passaram por aqui – jogadores consagrados, de seleção brasileira, que ainda estão realizando jogos exibições para complementar a renda. Muitos tiveram oportunidades de ganhar dinheiro e não fizeram. Hoje jogador não tem camisa, vai para onde lhe pagar melhor, e essa é a condição.

CURTINHAS
O presidente Alex Santos está na capital maranhense e a viagem foi para tratar, logicamente, do assunto Cavalo de Aço*****O presidente da FMF, Antonio Américo, disse que tem uma grana para os oito clubes que vão disputar o estadual e seria ótimo ele distribuir logo esse dinheiro*****O presidente deve voltar até amanhã, porque domingo o time viaja para a fase final da pré-temporada em Açailândia*****E os homens lá do Maranhão do Sul vão ou não ajudar o Imperatriz, cedendo os campos para treinamentos*****O Nilson Barbosa gosta de futebol, acho que está faltando uma boa conversa******É só o Imperatriz barganhar e colocar a empresa de construção do Nivaldo e a Ampere, do Nilson, nas camisas do clube*****Uma mão lava a outra.