Bem lembrado
O companheiro Zeca Soares, em sua página na internet, lembrou muito bem quando cobrou do presidente da Federação Maranhense de Futebol (FMF), Antonio Américo, o que está sendo feito para arregimentar patrocínio para o estadual que se avizinha. O presidente disse que tem 1 milhão advindo do projeto Incentivo ao Esporte, do governo do estado, para distribuir entre as oito equipes que vão disputar o estadual e que estaria conversando com um canal de TV sobre a possibilidade de transmissão da competição, em que os clubes teriam suas cotas. Mas tudo ainda está no ‘estamos buscando alternativas’, quer dizer sem nada estar definido.

Principais
Os quatro principais clubes do estado, Sampaio, Moto, Imperatriz e Maranhão, investiram e ainda estão investindo para que suas equipes venham forte. Dois já até iniciaram atividades - Imperatriz e Maranhão - e Sampaio e Moto iniciam na próxima semana e isso também faz parte desses investimentos feitos. Tendo investimentos e sendo clubes profissionais, é evidente que os dirigentes querem retorno financeiro. Nada mais justo. E nesta questão, a FMF tem papel preponderante. A FMF é uma das poucas federações, entre as 27, que não dão prêmios em dinheiro para o campeão, vice e terceiro colocado em suas competições. As ligas do interior do estado pagam prêmios em dinheiro aos clubes amadores e a FMF dá apenas um troféu, muitos até de qualidade duvidosa, medalhas e mais nada. Isso precisa mudar. Não se pode negar que, com Antonio Américo, a FMF mudou para melhor, mas precisa melhorar mais ainda.

Sem perder a esportiva
Queridinho da torcida vascaína, querido pelos colegas. Ao contrário do seu companheiro de equipe, o meia Andrezinho foi eleito o jogador mais boa-praça pelos atletas que participaram do Pesquisão 2015. A vitória foi apertada. O atleta ganhou a disputa com poucos votos - foram só 6,4%, mas o suficiente para desbancar o goleiro atleticano Victor (5,5%) e o lateral esquerdo gremista Marcelo Oliveira (5,5%). Foi a categoria com maior número de citações. Nada menos que 41 jogadores foram lembrados pelos colegas, sendo três atletas do Palmeiras no top 10. Aparentemente, eles privilegiaram os atletas com os quais têm um convívio mais direto. Outro dado: 6,4% preferiram não opinar. 

Do nada a lugar nenhum
A final da Indian Super League (ISL) foi estampada na capa do jornal “The Times of India’’ no domingo, 20. O jogo entre Goa FC, treinado por Zico e com Lúcio na zaga, contra o Chennaiyin, que conta com Elano, do time comandado pelo italiano Marco Matterazzi, ganhou destaque nem tanto pelo interesse dos indianos, mas por uma agressiva campanha de publicidade. Um esforço para tentar atrair a atenção do fã do esporte na Índia. E a competição conta com características peculiares. Senão, vejamos. Não tem segunda divisão, logo não rebaixa ninguém, mas também não classifica para nenhum torneio regional, nacional ou continental. É organizado, realizado e promovido por um grupo de marketing esportivo da Índia que é dono do canal de TV a cabo responsável pela transmissão e distribuição do sinal para outros países. A competição só dura 11 semanas e tem 61 jogos. O último foi ontem, com triunfo do time de Elano e Materazzi por 3 a 2. Só voltará a ser realizada em outubro de 2016.

CURTINHAS
Em um comunicado estratégico com várias informações, que termina com um simpático “Feliz Natal”, o Ministério do Esporte anunciou que “liberou nessa quarta-feira (23) a folha de pagamento de duas parcelas da Bolsa Atleta para as categorias Estudantil, Base, Nacional, Internacional, Olímpica e Paralímpica”*********Bola, daqui para o início de 2016, mais precisamente dia 2 de janeiro, só de pelada entre solteiros e casados e treinos de equipes que já iniciaram pré-temporada********Bom para os profissionais da área, que terão um tempo para descansar********Afinal de contas, ninguém é de ferro*********Desejo que o seu Natal seja brilhante de alegria, iluminado de amor, cheio de harmonia e completo de paz. Feliz Natal!