Barba e bigode
A cidade de Imperatriz pode fazer hoje barba e bigode no que se refere às duas principais competições estaduais do futebol. É que, neste domingo, o time feminino do JV Lideral pode sagrar-se campeã estadual de 2015. O Imperatriz já conquistou o estadual masculino deste ano. Para conquistar o título, o JV Lideral precisa vencer o Viana por qualquer placar ou empatar por 1 a 1 e 0 a 0, em jogo que será realizado às 17 horas, no Frei Epifânio. Na partida de ida ocorrida no Djalma Campos em Viana, Imperatriz e Viana, empataram em 2 a 2. Se o Viana vencer ou empatar por um placar de 3 a 3 acima, fica com o título.

Alguma coisa errada
Os jornais anunciaram ontem que o Brasileiro Feminino de 2016 começa em janeiro. Até aí, tudo bem. O que causou estranheza é que a CBF já colocou o Viana como representante do Maranhão na competição sem que o estadual de 2015 da modalidade tenha terminado. Pelo regulamento do campeonato estadual de futebol feminino, o representante maranhense no Brasileiro de 2016 é o campeão de 2015. Prefiro acreditar que tenha sido um erro, já que o Viana tem representado o Maranhão nos últimos anos na competição. Vamos esperar o resultado final. Pode dar Viana, mas o JV Lideral tem chance de ser o representante maranhense no Brasileiro de 2016 no futebol feminino. O JV Lideral entra em campo hoje campeão. Basta a partida terminar do jeito que começar.

Mundial de Clubes
Barcelona, campeão da Europa, e River Plate, campeão das Américas, decidem hoje, às 7h30, no Estádio Internacional de Yokohama, o título do Mundial de Clubes 2015. No Barcelona, ainda são dúvidas as presenças de Neymar e Messi, que não jogaram contra o Guangzhou Evergrande, da China (treinado pelo técnico brasileiro Luiz Felipe Scolari, o Felipão). Entretanto, o Suarez fez a diferença, marcou os três gols da vitória, por 3 a 0, sobre o time chinês e classificou o Barça. Neymar tem mais chances de jogar hoje. Quanto a Messi, a situação é mais difícil. Para chegar à final, o River venceu o Sanfrecce Hiroshima, do Japão, por 1 a 0 com gol de Lucas. Um jogão, sem dúvida.

Fórmula 1 em crise política
Até na Fórmula 1, uma competição bilionária, está acontecendo uma crise política em virtude da briga dos gigantes, Bernie Ecclestone e o presidente da Ferrari, Sergio Marchionne, que mandam na modalidade mundial. Em setembro, os dois gigantes até que tentaram selar a paz, mas a troca de farpas entre os dois acirraram novamente os ânimos. Fotógrafos e câmeras de TV do mundo todo documentaram o momento do aperto de mãos entre os dois homens. Mas a cena virou improvável pouco mais de três meses depois. O que, obviamente, é muito ruim para a categoria. De um lado, Bernie Ecclestone ganhou o apoio de Jean Todt. Uma manobra no Conselho Mundial da FIA deu à dupla poderes “unilaterais” para tomar as decisões que julgarem melhores para a F1. A Ferrari foi a única parte envolvida na reunião que votou contra. Outros capítulos virão.

No topo do mundo
Como e por que a Bélgica fechou 2015 como a melhor seleção do mundo? Uma pergunta que todos que militam no futebol gostariam de resposta. Com história pouco expressiva do futebol, a Bélgica assumiu a liderança do ranking da Fifa em novembro e termina 2015 como número um do planeta por um motivo bastante simples: foi mesmo a melhor seleção do ano. Nenhum país do primeiro escalão do futebol mundial teve em 2015 resultados melhores do que os Diabos Vermelhos. Os belgas foram a campo nove vezes, conquistaram oito vitórias e sofreram apenas uma derrota – a Espanha fez campanha idêntica, mas levou uma lavada na comparação do saldo de gols (11, contra 16). A lista de sucessos da Bélgica em 2015 inclui vitórias importantes em amistosos contra as campeãs mundiais França, dentro do Stade de France, e Itália. A única derrota também não foi tão dolorosa assim. Mesmo tendo perdido por 1 a 0 para Gales, em junho, pelas eliminatórias da Eurocopa, a equipe se classificou para o torneio europeu com a melhor campanha da sua chave. Não precisavam de motivos maiores e melhores.

CURTINHAS
A comissão técnica do Imperatriz está trabalhando para valer e entrou com tudo para preparar o time para inicialmente o Estadual, que começa dia 24 de janeiro, e em seguida, Copa do Brasil e Copa do Nordeste*********E o time está sendo bem preparado********O Imperatriz foi o primeiro clube a iniciar atividades para se preparar para 2016********Vai estar em vantagem física e tecnicamente em relação aos demais adversários********A Seleção Brasileira de Master joga hoje em São Luís em mais uma partida beneficente*******Torcedor convocado para a decisão de hoje, às 17 horas, no Frei Epifânio, entre JV Lideral e Viana.