Sem surpresas
O Brasileirão 2015 terminou sem surpresas, no meu ponto de vista. O Corinthians, que iniciou mal, equilibrou-se e acabou conquistando o título. O Atlético-MG é o vice, o Grêmio o terceiro e o São Paulo, o quarto. Os quatro, mais o Palmeiras, serão os representantes do Brasil na Libertadores. Na questão dos rebaixados, o Vasco caiu pela terceira vez em oito anos. A queda vascaína já era visualizada. Caíram também o Avaí, Goiás e Joinville. A última rodada do Brasileirão teve 21 gols e uma média de público de 19 mil pessoas.

Repensar
Os quatro grandes do Rio de Janeiro precisam repensar a situação deles. O Vasco, como já foi dito, está rebaixado e a dupla Fla/Flu terminou a competição em 12º e 13º lugares, respectivamente. Nenhum terminou entre os 10 primeiros e, portanto, sequer se classificaram para pelo menos a Copa Sul-Americana. O Botafogo, rebaixado ano passado, subiu este ano. Então, tem de ser repensado mesmo, tirando da direção esses presidentes que não têm compromisso com a história dos clubes. O Eurico Miranda, que voltou este ano à direção do Vasco, questionado por um repórter sobre o planejamento para o Vasco, disse: “O planejamento do Vasco sou eu”. Prepotente como sempre e aí está o resultado.

Imbecis
Aí ainda vem uma meia dúzia de imbecis insistindo com a ideia de que foi o Fluminense que rebaixou o Vasco. O próprio Vasco, o mais interessado, não fez a sua parte, pois não conseguiu vencer o Coritiba. Um time que passa 33 rodadas na zona de rebaixamento não precisa de ninguém para rebaixá-lo. Na verdade, o time do Vasco foi rebaixado no primeiro turno, com a péssima campanha que fez. Quando quis se recuperar, já era. Ficaram muito eufóricos com as vitórias, principalmente sobre o Flamengo, e acharam que já estavam salvos.

Cá entre nós
Mas, voltando cá entre nós, deixando o Brasileirão, que já acabou, ontem foi a apresentação do Imperatriz, que iniciou a sua pré-temporada visando 2016. Não se apresentaram todos os jogadores que já foram contratados ou apalavrados, como queiram. O trabalho vai ser muito grande, porque o presidente Alex Santos vai começar tudo de novo. Treinador novo, time praticamente novo, diretoria nova, enfim tudo está começando no mais querido.

Jogo das Estrelas
Aconteceu domingo, como estava programado, o Jogo das Estrelas, em que estiveram presentes vários jogadores de um passado muito recente. Tudo foi realizado como Moisés Sena programou. Na verdade, o que valeu mesmo foi a confraternização entre ex-jogadores, em que muitos vieram de fora da cidade e até do estado. O resultado foi de 6 a 0 para a equipe que teve o comando do vereador Rildo Amaral, o qual era mais jovem, por sinal.

CURTINHAS
Foi aberto no último sábado o I Copão Rural de Imperatriz, com o jogo entre Goiás e Cruzeiro, realizado na Vila Conceição II****Estive presente e pude ver a grande euforia do povo com esse evento esportivo****Muita gente na orla do campo de jogo****O Cruzeiro, do ex-vereador e ex-deputado Valdinar Barros, venceu por 2 a 1****O futebol carioca, nos últimos três anos, sempre teve um rebaixado*****Em 2013, caiu o Fluminense, que continuou na primeira divisão devido ao tenebroso caso da Portuguesa*****Em 2014, caiu o Botafogo e agora o Vasco****Marcelo Chamusca foi apresentado no sábado passado****O auxiliar técnico e o preparador físico do Imperatriz só chegam hoje*********Está tendo muito problema de vagas em voos para Imperatriz****Os aviões estão voando lotados.