Oitavo colocado
O Sampaio Corrêa chegou à final do Campeonato Brasileiro Série B em oitavo lugar, a sua melhor colocação desde que retornou à competição. A campanha foi considera boa, mesmo porque superou 2014, ano que em chegou à final em décimo lugar. A campanha que deixou o time boliviano na Série B e em oitavo foi:
58 pontos, 38 jogos, 15 vitórias, 13 empates, 10 derrotas, 51 gols marcados, 43 contra, saldo de 8 gols. Vamos esperar 2016, que pode ser o ano do acesso.

Empate
Resultados como esse contra o Paraná dentro de casa, em que o Sampaio não saiu do empate, foram justamente as causas do não acesso do time boliviano este ano. E só não perdeu o jogo porque o assistente maranhense Sérgio Henrique Campelo Gomes ajudou, já que não houve nada no lance que originou o segundo gol do Paraná, que daria a vitória ao Tricolor Paranaense. O que houve, na verdade, foi falha da defesa do Sampaio, como muitas que ocorreram no decorrer da competição.

Boa
Uma boa foi a permanência do Ceará na Série B. O Vozão se salvou na última rodada ao vencer o Macaé por 1 a 0, com gol do atacante maranhense Rafael Costa. Foram rebaixados para a Série C Macaé, ABC de Natal, que é adversário do Imperatriz na Copa do Brasil, Boa Esporte e Mogi-Mirim. Garantiram o acesso Botafogo-RJ, Santa Cruz-PE, Vitória-BA e América-MG. Foi uma boa também ter a volta do Santa Cruz na primeira divisão. Só faltou o Sampaio Corrêa.

Milagre de São Januário
O Vasco está esperando um milagre de São Januário para se livrar do terceiro rebaixamento de sua história de tantas glórias. E o gigante da colina só escapa se realmente houver um milagre. A situação para que o Vasco escape da degola é: tem de vencer o Coritiba no próximo domingo, em Curitiba, e torcer para o Figueirense não vencer o Fluminense em Floripa. Tem de torcer também para o Avaí não vencer o Corinthians em São Paulo. Mas tem de lembrar que o Vasco esteve a 13 pontos para fugir da queda e hoje está apenas a um ponto. Tudo isso só no próximo domingo.

Esquema
Dia desses vi um comentário em um jornal, que não me lembro mais qual foi. O jornalista dizia que tinha um esquema armado para tirar o Vasco da degola. Não sei se foi coincidência ou não, mas o árbitro Leandro Vuaden, ao meu ver, deu um pênalti mandrake e deixou de dar cartão amarelo em duas oportunidades para o principal jogador do Vasco, esse excelente Nenê, que o tiraria do jogo decisivo contra o Coritiba, no próximo domingo. De acordo com os comentaristas, não houve pênalti. Seria falta em dois lances.

CURTINHAS
E dezembro chegou********E com ele a preparação para que o Imperatriz, que tem três importantes competições em 2016, possa se dar bem nelas*************E a apresentação do novo treinador, que estava prevista para hoje, foi adiada para a próxima quinta-feira (3)***********O presidente alegou que o adiamento foi em função da dificuldade de adquirir passagem área para hoje devido à grande movimentação de fim de ano********Portanto, o nome do novo treinador, que está sendo guardado a sete chaves, só na quinta-feira*************E esse mistério todo, até que me provem o contrário, acho uma grande bobagem**********Mas vamos aguardar que seja realmente um grande treinador, porque debaixo desse mistério todo, o homem só pode ser o cara********E o que esperamos também é que esse treinado, não seja como os que passaram nos dois últimos anos por aqui, que agitaram o ambiente a ponto de jogadores fazerem greve********O torcedor está vivendo a expectativa da apresentação do time do Imperatriz para a pré-temporada, que ainda não tem data definida.