Jogos de hoje

Campeonato Brasileiro Série B – 37ª rodada
16h00 – Vasco x Santos – São Januário 
16h00 – Grêmio x Atlético-MG – Arena Grêmio
16h00 – Cruzeiro x Joinville – Mineirão 
16h00 – Sport x Corinthians – Arena Pernambuco
17h00 – Palmeiras x Coritiba – Arena Palmeiras 
17h00 – Chapecoense x Goiás – Arena Codó
18h30 – Atlético-PR x Flamengo – Arena da Baixada 

Sub-15
O jogo pela semifinal, entre EG Sports e Atlético Santa Rita, vai acontecer neste domingo (29), às 16 horas, no Frei Epifânio. Ontem aconteceu a partida entre Marília e JV Lideral, ocasião em que foi definido o primeiro finalista. EG Sports e Atlético Santa Rita entram em campo em igualdade de condições. Se a partida terminar empatada no tempo normal, a decisão vai para os pênaltis.

Terça-feira
Está prevista para esta terça-feira, 1º de dezembro, a chegada do novo treinador do Imperatriz, cuja identidade está sendo mantida em um verdadeiro mistério pelo presidente Alex Santos. Acho que não tem motivo para tanto mistério, mas como é da vontade do presidente e a gente está aqui para ajudar e não para atrapalhar, vamos esperar a chegada do homem para anunciar o seu nome. O que esperamos é que, pelo mistério envolvido, seja realmente um treinador melhor do que Celinho e Vinícius, que passaram por aqui nos últimos três anos. Celinho foi vice-campeão em 2013 e Vinícius campeão este ano.

Muricy
O treinador Alejandro Sabella, vice-campeão do mundo, disse não ao Atlético Mineiro. O treinador agradeceu a lembrança e disse que se sentiria honrado em treinador o Galo, mas no momento ele não pensa em voltar ao futebol. Com isso, abriu de vez o caminho para Muricy Ramalho, que deverá ser o treinador atleticano para a próxima temporada. Acho que clubes brasileiros têm de contratar técnicos brasileiros. Poucos treinadores de países sul-americanos deram certo. A língua e o modo de vida atrapalham. Às vezes se comenta que entender casteliano é fácil, mas não é não. E mais difícil ainda é eles apreenderem português.

Preconceito
Assim como em outros setores da sociedade, o futebol ainda está longe de estar preparado para ser comandado por mulheres. É o que mostra o caso de Myrian Fortuna, presidente do Tupi, de Juiz de Fora. Comemorando o acesso à Série B, conquistado este ano, a presidente da equipe mineira não esquece as dificuldades que viveu e admite sofrer muito preconceito por ser uma mulher no comando de um clube brasileiro. Myrian revelou que perdeu até patrocinadores e que é olhada de maneira diferente, até por companheiros de diretoria. Até chegar à presidência, Myrian - que é casada e tem três filhos - começou a trabalhar no clube como nutricionista.

Modelo de gestão
A comissão de clubes propôs à CBF a contratação de uma consultoria para melhorar a gestão das agremiações por meio de um ‘modelo padrão’, a ser adotado por todos. Uma empresa que já presta serviços à CBF seria a contratada. Os clubes querem que a entidade mor do futebol brasileiro banque os custos dessa consultoria. Isso abrangeria não só os grandes clubes, mas também os de menor poder aquisitivo. Seria, enfim, para todos os filiados à CBF, por questão de direito.

CURTINHAS
Hoje será complementada a 37ª e penúltima rodada do Brasileirão****No que se refere à parte de cima, tudo está praticamente definido, entretanto embaixo, a coisa está acirrada****O Joinville já caiu e o Vasco, se perder hoje, também cairá****Vem aí o I Copão Rural de Imperatriz****É uma competição importante e que, se houvesse mais interesse do município pelas coisas do esporte, já deveria estar sendo realizada há muito tempo****Precisou chegar a gestão de Saulo Dino, que prometeu apoio para a realização da competição, que vai iniciar com coordenação do setor privado****Na verdade, não se pode reclamar do Saulo Dino em relação a falta de apoio para o esporte****Ele está fazendo o que a coluna sempre comentava: que uma secretaria de esportes não podia ficar somente atrelada aos Jogos Escolares, como ocorria anteriormente.