Jogos de hoje
Copa do Brasil – decisão – jogo de ida
21h00 – Santos x Palmeiras – Vila Belmiro
Copa Sul-Americana – semifinal – volta
21h00 – Santa Fé-COL x Sportivo Luqueño-PAR – El Campin
Para ser esquecido
Seleção e clubes brasileiros vão encerrar a temporada sem nenhum título internacional. Não conquistamos nada em nível internacional em 2015. Iniciamos o ano com a Libertadores, que foi disputada por Cruzeiro (campeão brasileiro 2014), São Paulo (vice), Internacional (3º colocado), Corinthians (4º colocado) e Atlético-MG (campeão da Copa do Brasil). Fomos eliminados. A decisão foi entre o Tigres, do México, e River Plate, da Argentina. O River foi campeão da Libertadores 2015. Um clube argentino campeão duas vezes seguidas, já que em 2013 o campeão foi o San Lorenzo, o time do Papa Francisco. Aí veio a Copa América e fomos eliminados pelo Paraguai nas quartas de final e isso pela segunda vez consecutiva, já que na passada, em 2011, também fomos eliminados pelo mesmo Paraguai, só que nas oitavas. Disputamos também a Copa Sul-Americana - Atlético-PR, Sport, Goiás, Chapecoense, Ponte Preta, Joinville, Bahia e Brasília jogaram o torneio continental. Também, nada. Fomos eliminados. O Santa Fé, da Colômbia, e o Sport Luqueño, do Paraguai, estão disputando o título. O futebol brasileiro precisa ser revisto. Tá feia a coisa. Um ano para realmente ser esquecido.
Base
Isso tudo sem falar nas competições de seleções de base, em que a Sub-20 fez uma péssima Copa América, mas conseguiu se classificar para o Mundial, realizado na Nova Zelândia. A Sérvia ficou com o título. O Brasil foi eliminado na segunda fase. Teve também o Mundial Sub-17, realizado no Chile, e o Brasil foi eliminado pela Nigéria ao perder por 3 a 0, com um dos gols sendo um frangaço do goleiro brasileiro. A Nigéria foi a campeã. A coisa foi terrível este ano para o povo brasileiro e isso não é só no futebol. Nos outros esportes também. No vôlei também fomos mal.
Árbitro ficou com a camisa de Neymar
O árbitro José Buitrago saiu da partida entre a seleção brasileira e o Peru com a camisa de Neymar. A informação é de Arnaldo Cezar Coelho, que afirmou que o homem do apito recebeu o presente depois da partida – ainda em campo, o atacante tentou entregá-la, mas acabou recebendo um “não”. “O Neymar saiu com a camisa e deu para o Serginho, massagista do Palmeiras. O Serginho foi ao vestiário e me confessou que entregou a camisa ao árbitro. Ali não podia (receber). E o Neymar, por não saber disso, foi levar. E o árbitro, para não pegar mal, disse que não pode”, explicou Arnaldo, durante o programa “Bem, Amigos”, do Sportv. A vitória da seleção brasileira por 3 a 0 sobre o Peru foi a última partida internacional apitada por José Buitrago. Depois do apito, Neymar ofereceu a camisa para o árbitro, ainda em campo, que apenas balançou a cabeça e recusou. “A repercussão disso foi muito grande na Europa. Disseram que foi muita ousadia do Neymar dar a camisa. Ele só foi levar a camisa, e foi a primeira vez que eu vi, porque no intervalo o juiz pediu a camisa a ele. Era seu último jogo como árbitro internacional, está com 45 anos e gostaria de ter a camisa do Neymar. Eu já pedi camisa para o Zico, o Paolo Rossi já foi no vestiário me entregar uma camisa. Portanto, não é vergonha nenhuma”, completou Arnaldo.
Ainda bem
Ainda bem que o Imperatriz e os demais clubes do MA e PI que vão disputar a Copa do Nordeste receberão cota na primeira fase da competição. Não será igual aos demais, mas vai ajudar muito. E isso se deve muito ao presidente da FMF, Antonio Américo, que foi quem lutou para a CBF incluir clubes maranhenses na Copa do Nordeste e agora lutou também para que recebessem essa cota. Do mesmo jeito que o presidente Américo fez o acordo, fez o desacordo agora. Lá na entidade máster eles entendem que Maranhão e Piauí ficam no norte. Os clubes vão receber R$ 300 mil. Os outros receberão R$ 500 mil na primeira fase. No próximo ano deverá ser equiparado e os 20 clubes receberão a mesma cota na primeira fase.
CURTINHAS
Para que a LIF feche com chave de ouro a temporada, só faltam terminar os campeonatos sub-15 e sub-11, fato que acontecerá em dezembro*****A próxima grande competição que acontecerá em Imperatriz é o Torneio do Trabalhador de 2016, que começa em meados de janeiro*****Ontem teve reunião dos clubes com a FMF, onde foi tratado do calendário e do regulamento do Campeonato Maranhense de 2016*****Conjunto Vitória e União Seu João são os finalistas da Copa Bananal Aberta de Futebol de Salão****As duas equipes foram as vencedoras da semifinal****O Conjunto Vitória chegou à final ao vencer o Barriga Verde por 3 a 1, enquanto que o União Seu João goleou o Gameleira****A decisão será domingo (29), às 9 horas, no campo soçaite do Clube da Caema, no Bananal.
Comentários