Jogos de hoje

Eliminatórias Sul-Americanas Copa do Mundo 2018
18h30 – Colômbia x Argentina – Metropolitano Barranquilla  
19h00 – Venezuela x Equador – Chachamay 
21h00 – Paraguai x Bolívia – Defensores del Chaco
21h00 – Uruguai x Chile – Centenário 
22h00 – Brasil x Peru – Complexo Esportivo Cultural Octávio Mangabeira – Fonte Nova

Na final
Ainda faltando uma rodada – devido a esse louco regulamento do Campeonato Maranhense de Futebol Feminino, que obriga o JV Lideral, com 7 pontos ganhos, e o seu adversário, sem a menor chance de chegar a algum lugar, voltar a Timon para a partida da última rodada – o JV Lideral é o campeão do grupo B e já está na final do estadual, independente do resultado da partida que fará domingo (22), em Timon. Alguém de bom senso poderia aparecer e cancelar esse jogo. Será mais uma viagem desgastante para as meninas do JV Lideral e sem nenhuma necessidade. Entretanto, regulamento é regulamento e tem de ser cumprido. Domingo, o JV Lideral venceu mais uma vez o Juventude Timonense, de goleada por 4 a 1, no Frei Epifânio.

Viana
O provável adversário do JV Lideral na final do estadual feminino é o Viana, que no domingo goleou o Babaçu/Tigresa por 14 a 1. O Viana, que é uma equipe experiente, pois já representou o Maranhão em competições em nível nacional, também ainda tem uma partida. Domingo enfrenta o Expressinho em São Luís e, se vencer, será o adversário do JV Lideral na final do estadual. O campeão maranhense garante vaga na Copa do Brasil de Futebol Feminino em 2016.

Vacilou legal
O Sampaio Corrêa vacilou e definitivamente sepultou o sonho que todos nós alimentávamos, que era o de voltar à primeira divisão do futebol brasileiro ainda este ano. Ao perder para o Bragantino por 3 a 0 sábado passado, o Sampaio permaneceu com 57 pontos e caiu para a 7ª colocação. Está a 4 pontos do quarto colocado, o Santa Cruz, que tem 61. Ao Sampaio restam o CRB fora de casa e o Paraná em casa. Não acredito em chances matemáticas. Isso não existe. Na realidade, o Sampaio vai passar mais um ano na Série B. Quem sabe amanhã, talvez.

Pior da história
Com três jogos completados, a seleção brasileira ocupa a quarta posição nas eliminatórias sul-americanas dentro da zona de classificação. Mas o desempenho do time de Dunga é o pior do Brasil para este estágio da competição. A seleção acumula quatro pontos, com uma vitória, um empate e uma derrota. Foram quatro gols marcados e quatro tomados. A única equipe que teve o mesmo número de pontos (considerando três pontos por vitória) foi a de Carlos Alberto Parreira, nas eliminatórias de 1994. Só que aquela equipe tinha cinco gols feitos e três sofridos. Lembre-se: na ocasião, o treinador foi severamente criticado e ficou ameaçado de ficar fora do Mundial antes de se recuperar. Na comparação, conta a favor de Dunga que enfrentou Argentina e Chile, adversários fortes, enquanto Parreira perdeu para a Bolívia. De qualquer maneira, houve outras nove ocasiões em que o Brasil teve mais pontos do que nestes dois torneios, contando desde 1954. Na maior parte das eliminatórias, a seleção tinha sete ou nove pontos, ou seja, acumulava pelo menos duas vitórias. Para 2010, com Dunga, tinha cinco pontos. Nesta sua volta à seleção, o treinador tem desempenho fraco em competições oficiais, se destacando apenas em amistosos. Sua chance de se recuperar é diante do Peru, nesta terça-feira, em Salvador. E o torcedor não quer saber de outro resultado que não seja a vitória.

CURTINHAS
Só lembrando ao torcedor que os horários dos jogos pelas eliminatórias, hoje, são os de Brasília***Portanto, Brasil x Peru começa às 21 horas, nosso horário aqui do Maranhão, que não está inserido no horário brasileiro de verão***Eu, particularmente, sou a favor que o horário de verão seja estendido para todo o Brasil***Porque, de uma maneira ou de outra, mesmo fora os estados do norte e nordeste, ficam atrelados ao horário de verão***Tudo é no horário de verão: bancos, pousos e decolagens de aviões, horário de início de jogos pelo Brasileirão e demais séries, entre outros  eventos***Então, por que não estender para todo o país***Alex Santos confirmou que a base do Imperatriz para 2016 é o time campeão de 2015, reforçado com novas contratações***Segundo Alex, o técnico preferido seria  Flávio Araújo***Mas, devido à supervalorização e até a permanência do treinador no River, ficou difícil sua contratação***Por falar no River, o time piauiense não conseguiu chegar ao título da D, mas fez uma campanha brilhante***Não fosse a atuação do goleiro Neneca, ex-Imperatriz, que defende o Botafogo-SP, o River teria ficado com o título***Neneca pegou tudo e mais alguma coisa.