Jogos de hoje

Campeonato Brasileiro Série A – 34ª rodada
17h00 – Palmeiras x Vasco – Arena Palmeiras
17h00 – Flamengo x Goiás – Maracanã
17h00 – Cruzeiro x São Paulo – Mineirão
17h00 – Figueirense x Atlético-MG – Orlando Scarpelli
18h00 – Joinville x Santos – Arena Joinville
19h30 – Sport x Grêmio – Ilha do Retiro

Campeonato Brasileiro Série C – final – ida
19h00 – Londrina x Vila Nova-GO – Estádio do Café

Cada uma
Na sexta-feira, tomei conhecimento de um fato que jamais eu ou qualquer cronista esportivo de Imperatriz ou de outro lugar poderia imaginar. O presidente do Imperatriz, Buzuca, me informou que os clubes do Maranhão e do Piauí não recebem a  cota de R$ 505 mil, premiação da participação na primeira fase da Copa do Nordeste. Segundo Buzuca, isso vai perdurar até 2018. Somente a partir de 2019 é que os clubes do Maranhão e Piauí vão começar a receber essa cota da primeira fase. Isso faz parte do acordo feito pelos presidentes das federações maranhense e piauiense, para que o Maranhão e Piauí fossem incluídos na Copa do Nordeste. Então, Imperatriz e Sampaio só receberão cota caso se classifiquem para a segunda fase da competição. É cada uma que não dá para entender.

Geografia
Buzuca informou que na CBF continuam com aquela ideia errônea de que Maranhão e Piauí, no futebol da região, pertencem ao Norte. Portanto, para a entidade mor do futebol brasileiro, que parece que por lá não estudaram geografia, Maranhão e Piauí ficam na região Norte. Quando reivindicou as presenças de clubes do Maranhão e Piauí, que fazem parte dos nove estados da região Nordeste na Copa do Nordeste, o presidente Antonio Américo, que tem todos os méritos nesta questão, teve uma luta de gigante para conseguir isso. E foi preciso ceder a todos os caprichos da CBF e ainda mais que sempre teve a rejeição dos principais estados do Nordeste na questão do futebol, como Ceará, Pernambuco e Bahia. Antonio Américo e Cesarino de Oliveira, presidentes da FMF e FPF, respectivamente, estão lutando para que a CBF volte atrás e repasse essa verba também a Imperatriz, Sampaio, River e Flamengo do Piauí ainda na primeira fase.

Copa Norte
Clubes do Maranhão e Piauí já disputaram a Copa Norte, porque na ocasião a CBF os inseriu nessa competição. O Imperatriz inclusive já disputou e em duas ocasiões foi muito bem, vencendo Remo, Paysandu, Nacional de Manaus, entre outros. O Sampaio foi até mais longe, chegou a conquistar um título e disputou, se não me falha a memória, a Sul-Americana. E sempre foi assim essa questão de a CBF incluir Maranhão e Piauí na região Norte. Fosse só o Maranhão, até se poderia concordar, porque o nosso estado tem a metade do seu território na Amazônia, como é o caso de nossa região. Mas o Piauí, jamais. A Copa Norte, não se sabe por que cargas d’água, foi extinta. Há dois anos, criaram a Copa Verde, que inclui as campeãs da região Norte e Centro-Oeste. O campeão da Copa Verde garante vaga na Sul-Americana.

CURTINHAS
O Botafogo venceu o Cruz Azul por 4 a 3 – poderia perder até por um gol de diferença – e chegou a mais uma final do Campeonato Imperatrizense da Primeira Divisão***Vai disputar com o Flamengo, que chegou à final após derrotar o Feirinha por 3 a 0, na quinta-feira****A LIF já definiu que as duas decisões - Botafogo x Flamengo (1ª divisão) e Imperatriz x Pipes (2ª divisão) - serão realizadas dia 21 de novembro (um sábado)****Imperatriz x Pipes, às 17 horas, e Botafogo x Flamengo, às 19 horas, em uma grande festa****A temporada da LIF termina dia 5 de dezembro, ocasião em que o Frei Epifânio será fechado para reformas, principalmente no gramado, que está muito castigado****Está em andamento o Campeonatos Sub-15 e o Sub-11 começa nesta semana.