Jogos de hoje

Campeonato Brasileiro Série D – quartas de final – ida
19h00 – Botafogo-SP x São Caetano – Santa Cruz

Campeonato Maranhense 2ª Divisão – 2º turno – 3ª rodada
16h00 – Boa Vontade x Americano – Castelão
18h30 – Marília x Babaçu – Frei Epifânio

Marília mais vivo do que nunca
O Marília, o único representante do interior do estado no Campeonato Maranhense da Segunda Divisão, está mais vivo do que nunca no caminho para a elite do futebol maranhense. Hoje, terá a grande oportunidade de dar o troco ao Babaçu, que foi a única equipe que venceu o Alviazul no primeiro turno. Justamente por conta dessa derrota, o Marília não foi o campeão do primeiro turno. O time da Ilha ganhou por 3 a 2.

Respeito
Lógico que tem de ser dado todo respeito ao Babaçu, que neste segundo turno venceu o Boa Vontade e perdeu para o Maranhão, mas tem de dar Marília no Frei Epifânio. O futebol tem essa paixão toda justamente porque não tem lógica. O Marília perdeu para o Babaçu, que perdeu para o Maranhão, que o Marília venceu. Assim é a maior paixão do mundo, o futebol com suas minúcias e resultados até certo ponto inacreditáveis.

Potências do futebol
Na semana passada, um fato quase que passa despercebido. Três potências mundiais do futebol perderam para os seus adversários, depois de vários anos, no mesmo dia. O Brasil nunca havia perdido uma estreia de Eliminatórias e perdeu para o Chile por 2 a 0, em Santiago. A Argentina não perdia em Buenos Aires pelas Eliminatórias desde os 5 a 0 da Colômbia em 1993. Nesse período, sofreu uma derrota em casa para o Brasil, mas em Rosário. Caiu contra o Equador por 2 a 0. A Alemanha não perdia da Irlanda desde 1994 e foi derrotada por 1 a 0, em Dublin. Isso jamais tinha acontecido no futebol mundial, realmente incrível.

Prego batido e ponta virada
Essa é a situação quanto à formação da Liga Rio-Sul-Minas. Não teve outro jeito para a CBF, através do presidente Del Nero, senão a de acatar a decisão de 12 clubes da série A para a formação e definição da liga. Desde o início, a CBF era contra a liga por três motivos: afetava os Estaduais das aliadas federações, mexia no calendário já desenhado de 2016 e prejudicava a parceira Globo. Por isso, Del Nero adiava o problema. Mas chegou a um ponto que não deu mais para segurar, mesmo porque o executivo da Liga, Alexandre Kalil, com total aval dos clubes, disse que a nova entidade seria criada de qualquer jeito. No fim das contas, a própria Globo chamou os 12 clubes, sentou com eles e está tudo bem. Fez parceria e estamos conversados.

Bobagem
Acho uma bobagem ficarem dizendo que o goleiro titular da seleção brasileira é de um time da Série B. Tenho absoluta certeza de que quem fala isso não conhece a história do Botafogo, que já serviu de base para várias seleções do Brasil e do mundo. E o goleiro Jeferson precisa ser respeitado. Não teve culpa nos gols que levou. O que está acontecendo é que o treinador não convoca realmente os melhores. Esse zagueiro Marquinhos é fraco e não deu conta do recado ao substituir o David Luiz. Falhou nos dois gols do Chile. O Thiago Silva, apesar do chororó da Copa, não pode ficar fora dessa seleção e tem de ser titular. É um dos melhores zagueiros do mundo. No Brasil, tem excelentes zagueiros que poderiam estar na seleção. E eu não sou Botafogo. Minhas cores são diferentes, mas conheço a história do time da Estrela Solitária.

CURTINHAS
O que deixa indignação é que essa história do goleiro Jeferson estar disputando a Série B e, portanto, ser discriminado ao ser titular da seleção, tem partido de cronistas esportivos famosos no Brasil***E que conhecem a trajetória do goleiro e do Botafogo****Tem nada a ver com a ruindade da Seleção Brasileira*****Com o time completo com a volta de Rayllan e Otávio, o Marília encara o Babaçu, única que o venceu no primeiro turno*****O Marília não pode nem empatar, avalie perder****Mesmo com os problemas, confio que a seleção brasileira se classificará para a Copa de 2018, na Rússia****Afinal, as eliminatórias estão apenas começando, ainda tem muita água para passar debaixo da ponte.