Jogos de hoje

Copa do Brasil – quartas de final – jogos de volta
22h00 – Palmeiras x Internacional – Arena Palmeiras
22h00 – Grêmio x Fluminense – Arena Grêmio
22h00 – Vasco x São Paulo – Maracanã

Copa Sul-Americana – oitavas de final – jogos de volta
19h45 – LDU x River Plate – Casa Blanca
21h00 – Olímpia x Independiente – Defensores del Chaco
22h00 – Brasília x Atlético-PR – Mané Garrincha
22h10 – Huracán x Sport – El Palácio

Campeonato Brasileiro Série B – 1ª fase – 5ª rodada
16h00 – Americano x Babaçu – Nhozinho Santos
19h45 – Marília x Maranhão – Frei Epifânio

Caseira
O Marília trouxe um treinador de fora, Silmar Simão, que não conseguiu nada de positivo para o time alviazul. Vendo que a situação poderia piorar mais ainda, a diretoria demitiu Silmar Simão e interinamente assumiu Calebe Guimarães, que em sua estreia conseguiu fazer o que o treinador anterior não fez, dar uma vitória ao Marília no estadual série B. A solução caseira estava aí mesmo. Calebe Santos Guimarães marcou época no Imperatriz, onde foi revelado e passou praticamente todo o tempo como jogador de futebol. Calebe fez parte daquele grande time campeão maranhense de 2005. Passou por grandes treinadores e aprendeu o suficiente para abraçar a profissão de treinador. Não se sabe se ele será efetivado, mas bem que merece. Hoje Calebe estará mais uma vez na área técnica.

Maranhão
Embora não valha mais nada, o jogo de hoje entre Marília e Maranhão é interessante, porque é o primeiro entre as duas equipes em todos os tempos e o MAC já vem com status de campeão do primeiro turno. É interessante para o Marília, porque vai ficar sabendo das condições de um possível adversário na final do maranhense série B.

Reforços
Para o jogo de hoje, o Marília pode ter a estreia dos quatro reforços contratados para o segundo turno. O goleiro Roque Alan, o zagueiro Ricardo Lucena, o volante Douglas Ferreira e o meia atacante Diego Seixas. Dos quatro, pelo menos até ontem, apenas Ricardo Lucena não tinha sido regularizado.

Deu errado
Lembro-me muito bem que na ocasião da contratação de Ronaldinho pelo Fluminense, os companheiros dos programas esportivos perguntavam: vai dar certo? Evidente que não daria. Afinal, Ronaldinho não era a última bolacha do pacote nem a última Coca Cola do deserto. Quando Ronaldinho estreou contra o Grêmio, o Fluminense estava em sexto lugar. Subiu para a quarta colocação e terminou assim o primeiro turno, para surpresa de todos nós. Em seguida, despencou. Do sexto lugar antes da estreia, bateu em 14º e agora ocupa a 12ª posição na tabela. Com Ronaldinho no Brasileirão foram sete jogos, três vitórias e quatro derrotas. Ao todo, nove partidas, quatro vitórias, um empate, quatro derrotas. Sempre comentei que jogador de futebol, principalmente astros como Ronaldinho Gaúcho, tem de ter a dignidade de saber a hora de parar. Ainda mais ele, que sempre foi adepto das baladas. Quando mais novo, superava as noitadas com o vigor da juventude, mas agora essa situação é diferente. Já foi tarde.

Se a moda pega
Uma agressão por muito pouco não terminou em tragédia durante uma partida de futebol amador na cidade de Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Após ser agredido por um jogador, o árbitro Gabriel Murta, que é policial militar, sacou a pistola ponto 40 que portava. O fato aconteceu durante a partida entre Amantes da Bola e Brumadinho, válida pela Liga de Futebol Amador de Brumadinho. Isso pode, Arnaldo?

CURTINHAS
Outro que precisa repensar seus conceitos é o goleiro Rogério Ceni****Tá na hora, velho! Quando a idade chega, não tem jeito e isso tem de ser respeitado, ainda mais sendo atleta****Lembro-me do goleiro Manga, que jogou até os 44 anos e só parou quando começou a tomar frangos****Colocou em risco atuações gloriosas por Botafogo, Seleção Brasileira e por onde passou****Parou com os dedos mutilados, pois naquela época goleiro não usava luvas e não tinha os cuidados de hoje****Nesta questão, muitos criticaram Pelé quando ele, aos 34 anos, não quis mais jogar pela seleção*****Foi sábio, soube a hora de parar****Voltou algum tempo depois e foi para os Estados Unidos, onde ajudou a popularizar o futebol, chamado de soccer por lá****E tem outras histórias de quem soube parar: Rivelino, Tostão, entre outros grandes craques****O presidente Buzuca está aparentemente tranquilo e disse que está trabalhando para que o Imperatriz tenha um time forte para 2016*****Que todos os anjos digam amém!