Jogos de hoje
Campeonato Brasileiro Série A – complemento 22ª rodada
19h30 – Santos x Chapecoense – Vila Belmiro
21h00 – Figueirense x Grêmio – Orlando Scarpelli
Incentivo financeiro
Infelizmente, as nossas autoridades e a iniciativa privada ainda não se deram conta do tamanho da oportunidade que o futebol oferece, além dos vários empregos diretos e indiretos que este esporte apaixonante oferece a todos. A prova disso é a situação caótica em que se encontra o Imperatriz na questão financeira, mesmo sendo o campeão maranhense de 2015, estando na disputa do Campeonato Brasileiro Série D desta temporada e garantido na Copa do Brasil e Copa do Nordeste de 2016. Investir em um time profissional de futebol tem retorno certo. As provas estão aí mesmo. Então, não dá para entender como é que o único representante da cidade e de toda a região tocantina e sul do estado, o Imperatriz, está vivendo esse momento de incertezas com a falta de incentivo. Quando se fala em incentivo, não é pagar o hotel do treinador, café da manhã dos jogadores, mas algo assim mais contundente. Ainda há tempo para que as autoridades e os empresários possam investir no Cavalo de Aço.
Planejamento
Tem gente que acha que o Imperatriz já está eliminado do restante do Campeonato Brasileiro Série D, mas eu penso diferente e acho que o time ainda tem chances. Sabemos que agora não depende somente de si, mas de outros resultados, mas o Imperatriz tem vencido desafios, como ocorreu com o estadual. Seja qual for o resultado e, principalmente se não conseguir passar à próxima fase, a diretoria já tem de iniciar um planejamento para 2016. Não pode e não deve ficar no marasmo de sempre e acontecer o que está ocorrendo agora. Já estamos em setembro e costumo dizer que quando chega nos meses dos ‘bro’, o ano acaba rápido.
Profissional
Um clube da magnitude do Imperatriz, principalmente pela torcida que tem, que é o seu maior patrimônio, não tem mais lugar para amadores. O clube não pode e não deve ser gerido como amador, como vem acontecendo. Pasmem os senhores que somente no avião, no trajeto Brasília/Belém, deram conta de que só estava indo o uniforme branco. Como o time do Santos também tem um uniforme branco, deduziram que precisava levar o vermelho do Imperatriz. Em Belém, o próprio presidente Buzuca ligou e pediu para que o uniforme vermelho fosse mandado por via área para Macapá. E foi necessário, porque o Santos usou justamente o uniforme branco. Como mandante, não tinha a obrigação de trocá-lo, caso o Imperatriz tivesse também de branco. E aí viria a confusão e o retardo da partida. E isso só foi um dos vários casos de amadorismo no Imperatriz. Lembram do caso Daniel Barros, já na primeira rodada, que não levaram o documento do jogador e ele ficou fora da partida? A falta de pagamento de salários dos jogadores também é um caso de amadorismo no Cavalo de Aço.
Profissionalizar
Nós todos que militamos na crônica esportiva de Imperatriz sabemos que o amadorismo no clube vem de longos tempos. Mas isso precisa mudar, o clube tem de se profissionalizar de vez. Não podemos mais conviver com situações como essas. Buzuca tem de ser aplaudido, porque é o campeão maranhense de 2015, mesmo com o clube em total amadorismo. Entretanto, sabe que a situação está difícil. Ou profissionaliza ou sucumbe de vez.
CURTINHAS
Eu ainda acredito no time do Imperatriz, mesmo com a situação em que se encontra, principalmente a financeira****Tomo por base, para acreditar ainda em uma classificação, o campeonato maranhense*****Na ocasião, esse mesmo time viajou para o jogo contra o Araioses totalmente desacreditado; para a maioria, já praticamente eliminado****Foi, jogou, levou o gol, empatou e, no apagar das luzes, virou****A partir desse jogo, o time não perdeu mais*****Decidiu o título com o Sampaio e deu um baile no Tricolor Maranhense no Frei Epifânio e ficou com o título*****O Imperatriz fez até agora 11 gols e tem o melhor ataque do grupo A2*****Entretanto, levou 10 gols, uma coisa inexplicável*****O time tem o melhor ataque do grupo, mas tem também a pior defesa****Muito parecido quando do campeonato estadual, em que teve o melhor ataque, mas ficou com a terceira pior defesa*****No estadual, o time marcou 27 gols e levou 17***Só ganhou de Expressinho e Balsas, que levaram 18 gols e foram os dois rebaixados.
Comentários