Jogos de hoje

Campeonato Brasileiro Série B – 18ª rodada
19h00 – Bahia x Náutico – Fonte Nova
19h00 – Criciúma x Paysandu – Heriberto Hulse
19h00 – Sampaio Corrêa x CRB – Castelão
19h00 – Santa Cruz x Mogi Mirim – Arruda
19h00 – Oeste Atlético-GO – Prefeito José Liberatti
19h00 – Ceará x América-MG – Castelão (Fortaleza)
20h30 – Luverdense x Vitória – Arena Pantanal
21h30 – Botafogo x ABC – Engenhão
21h30 – Bragantino x Paraná – Nabi Abi Chedid
21h30 – Boa Esporte x Macaé – Dilzon Melo

Vice-líder
O Imperatriz agora é o vice-líder do grupo A2 do Campeonato Brasileiro Série D. O Cavalo de Aço chegou a essa condição depois de empatar sem gols com o Guarani, de Juazeiro do Norte, em jogo realizado sábado passado, e o Santos-AP ter feito uma graça, ou seja, venceu o Palmas por 1 a 0. A classificação do grupo A2 ficou assim, depois dos resultados da última rodada da fase de ida da primeira fase da competição: 1º River, 6 pontos; 2º Imperatriz, 5 pontos, 2 gols de saldo; 3º Palmas, 5 pontos, 1 gol de saldo; 4º Santos, 4 pontos,  que tem um saldo negativo de 4 gols; 5º, Guarani de Juazeiro, que tem o mesmo número de pontos do Santos, 4, mas perde no critério de vitória. O Santos tem uma vitória, enquanto que o Guarani ainda não venceu, como também ainda não perdeu, empatou todos os quatro jogos até agora realizados.

Briga pela liderança
O próximo jogo do Imperatriz é contra o River, em Teresina, no domingo. As equipes vão brigar pela liderança. O outro jogo da 6ª rodada é Guarani de Juazeiro x Palmas, no Romeirão. O Santos folga na rodada. Na verdade, esse grupo A2 está muito equilibrado e ninguém ainda pode dizer que já está classificado. Tem muita água para passar debaixo da ponte.

Fora de equilíbrio
O Brasileiro costuma ter uma briga acirrada contra o rebaixamento até as últimas rodadas. Será mais difícil que isso ocorra no Nacional de 2015. Nos pontos corridos, Joinville, Coritiba, Vasco e Goiás, que formam a zona da degola, têm uma distância inédita para aqueles fora do grupo neste estágio do campeonato. Na 17ª  posição, o Goiás obteve 15 pontos e está a cinco pontos do Avaí, que é o 16º colocado. Após a 17ª rodada, nas outras edições, essa diferença foi de no máximo três pontos. Em geral, a vantagem só de um ponto ou o desempate é no saldo de gols. Não é à toa. Juntos, Joinville, Coritiba, Vasco e Goiás têm o pior desempenho de quatro times na zona de rebaixamento neste estágio do campeonato. Somaram só 52 pontos. Em média, apresentam um aproveitamento de 25%, ou seja, ganharam um quarto dos pontos que disputam. Joinville, Vasco e Coritiba, que estão a sete pontos ou mais abaixo da salvação, só conseguirão escapar com uma campanha muito fora do normal a partir de agora. Na parte mais acima da tabela do Brasileiro, também há uma tendência a definição de faixas de disputa. Há quatro pontos de diferença do oitavo São Paulo para a nona Chapecoense, o que não pode ser superado em uma rodada.

Números do GreNal
O Grêmio venceu o Internacional por 5 a 0, nesse domingo, na Arena do Grêmio, e aplicou a sua maior goleada na história do clássico após 103 anos. Desde 1912, quando goleou o Colorado por 6 a 0, o Grêmio não vencia o rival por 5 gols de diferença. Desde então, a maior goleada havia sido em 1960 (5 a 1), pelo Campeonato Porto-Alegrense. Até hoje, as maiores goleadas do Grêmio sobre o rival Internacional foram todas no início do século passado: 10 a 0 em 1909 (no primeiro Grenal), 10 a 1 em 1911, 6 a 0 em 1912 x 5 a 0 em 1910. Desde então, a maior goleada recente do Grêmio sobre o Inter havia sido em 1977 (4 a 0), pelo Campeonato Brasileiro no Beira-Rio (no jogo em que o Inter jogou todo de vermelho e abandonou a ideia de atuar assim). Do lado Colorado, a maior vitória foi em 1948 (7 a 0), pelo Campeonato de Porto Alegre. Já a última grande vitória foi em 1997 (5 a 2), no Olímpico, pelo Campeonato Brasileiro.

CURTINHAS
Depois de 40 horas na estrada – 20 de ida e 20 de volta – e empatar por 0 a 0 com o Guarani, o time do Imperatriz,teve um merecido descanso nessa segunda-feira****O time retornou por volta de 14 horas de domingo****Hoje, inicia o trabalho visando o River*****Pela manhã, academia e à tarde, bola no Frei****Nenhum jogador saiu de campo com qualquer lesão, todos estão aptos para o jogo de domingo em Teresina****Os dois lesionados, Romulo e Shailison, ficaram tratando e devem voltar aos treinos hoje****O cara do jogo em Juazeiro foi Daniel Barros, que fez um partidaço e obrigou o goleiro Alberto a fazer as duas principais defesas do jogo*****O Imperatriz iniciou o jogo com três zagueiros e ainda no primeiro tempo, o treinador Vinicius Saldanha teve de mexer*****Sacou Diego Rosa e colocou Otávio*****A marcação melhorou, o Imperatriz equilibrou o jogo e por pouco não sai com uma vitória******Mas o empate ficou de bom tamanho.