Jogos de hoje 

Copa América – 1ª fase – 3ª rodada
16h00 – Colombia x Peru – Germán Becker (Temuco)
18h30 – Brasil x Venezuela – Manumental David Arellano (Santiago)

Copa do Mundo Futebol feminino – oitavas de finais
14h00 – Brasil x Austrália - Estádio de Moncton, no Canadá

Campeonato Brasileiro Série A – 8ª rodada
11h00 – Cruzeiro x Chapecoense – Mineirão 
16h00 – São Paulo x Avaí – Morumbi
16h00 – Atlético-PR x Coritiba – Arena da Baixada 
16h00 – Joinville x Goiás – Arena Joinville

Não é novidade
Não é novidade a equipe reserva vencer a titular em treinos. No caso do time atual do Imperatriz, é que o reserva melhorou muito o nível técnico, com os reforços que foram contratados. Os dois atacantes reservas são os baixinhos Raylan e Shailison, destaques no Campeonato Maranhense. Esse zagueiro Alisson é de um nível técnico muito bom. O meio campo do time reserva tem o Otávio, Keulson, Fagundes e o Daniel Barros, que está no time de cima, pelo impedimento por contusão, de Diego Valderrama. Ontem, inclusive, Saldanha fez uma mexida que já estava sendo prevista. Trocou Edison por Rômulo, na lateral esquerda. Foi um treino muito proveitoso, principalmente para que os titulares fiquem com as barbas de molho, porque agora tem reservas a altura. 

Campeão mundial
O Imperatriz tem um jogador campeão mundial com a camisa da seleção brasileira. Trata-se do goleiro Ranieri, que conquistou o titulo de campeão mundial sub-17 em 1997, competição disputada no Egito. Ranieri era o reserva imediato de Fábio, hoje titular absoluto do Cruzeiro de Belo Horizonte. Na ocasião, Ranieri era da base do América Mineiro. Nessa seleção, além de Fábio, tinha Ronaldinho Gaúcho, Anailson, Andrey, Ferrugem, Matuzalém, Gavião, Geovanni, para citar os mais conhecidos. 

Empate sem gols
O Sampaio não saiu de um empate sem gols, em jogo pela 8ª rodada do Brasileiro Série D, com o Bahia, nesta sexta-feira (19). O jogo foi no Castelão em São Luís e pelo adversário, mesmo em casa, o resultado foi bom. Pelo menos não perdeu. Com 15 pontos, o Sampaio amanheceu neste sábado, ainda no G-4. Mas poderá perder a vaga, com os resultados do complemento da rodada. O próximo jogo do Sampaio, será contra o Santa Cruz, no próximo sábado. 

Injusto
Se teve um resultado injusto, foi esse entre Brasil e Sérvia, na decisão do título da Copa do Mundo Sub-20, na madrugada de ontem. O Brasil mandou no jogo, que terminou os 90 minutos empatado em 1 a 1, quando poderia ter vencido fácil. Infelizmente os gols não saíram. A Sérvia jogou fechada, explorando os contra ataques. Veio a prorrogação e o Brasil levou o gol, justamente em um contra ataque, quando faltavam apenas 2 minutos para terminar a partida e já se pensava que mais uma vez que teríamos cobranças de penalidades máximas. Já exaustos, os garotos do Brasil não tiveram como reagir e ficaram com o vice. Essa foi uma conquista histórica para a Sérvia. Mas os meninos do Brasil estão da parabéns. Foram para a Nova Zelândia, onde o mundial sub-20 foi disputado, desacreditados, depois de um quarto lugar na Copa América, e conquistaram o vice.  

CURTINHAS 
Polêmicas com o técnico no Barcelona, críticas de companheiro, perseguição após uma “carretilha”, investigação pela confusa transferência para a Espanha e a expulsão diante da Colômbia que, em julgamento posterior, tiraram o jogador da Copa América*****A fase de Neymar não é boa fora das quatro linhas*****O jogador foi punido com quatro jogos pelo tumulto que ele criou após a partida contra a Colombia, que o Brasil perdeu por 1 a 0*****Muito jovem ainda, me parece que o sucesso e o dinheiro que ele tem e ainda ganha, subiu à cabeça de Neymar******Já houve os bons tempos em que jogar contra a Venezuela era como tirar um doce das mãos de uma criança******Se fosse um placarzinho qualquer, os brasileiros da minha geração ficavam furiosos******Há histórias como a da eliminatória de 1969 para a Copa do México******No jogo Brasil e Venezuela, o primeiro tempo terminou em 0 a 0******O técnico da época, o João Saldanha, ficou indignado com esse placar, pegou a chave do vestiário no intervalo e não deixou ninguém entrar******E essa seleção tinha Pelé, Tostão, Rivelino, Paulo César Caju, Gerson, Carlos Alberto Torres, Jairzinho e outras feras******Os jogadores voltaram para o campo e no segundo tempo meteram 5 a 0 na Venezuela******Fiz esse arrodeio todo, para dizer que hoje vamos enfrentar a dita Venezuela com o maior cuidado do mundo******Bons tempos aqueles.