Jogos de hoje
Copa América – 1ª fase – 2ª rodada
21h00 – Brasil x Colombia – Estádio Monumental de Santiago
Campeonato Brasileiro Série A – 8ª rodada
19h30 – Fluminense x Ponte Preta – Maracanã
Morre Fontenele
A crônica esportiva do Maranhão perdeu um dos maiores comentaristas esportivos do Maranhão e do norte/nordeste. Herbert Fontenele, piauiense que marcou época no esporte maranhense, faleceu na madrugada dessa terça-feira, vítima de câncer de próstata. Fontenele deixou um grande legado de conhecimento do futebol, no Maranhão. O último comentário de Fontenele foi no jogo entre Sampaio e Criciúma, sexta-feira passada, pelo Sportv. Mesmo contra a vontade da família, ele vinha trabalhando, embora o tratamento do câncer. Fontenele morreu na manhã dessa terça-feira. Descanse em paz, companheiro!
Base
No treino tático da tarde de segunda-feira, no Walter Lira, o técnico Vinícius Saldanha colocou como base o time campeão maranhense de 2015. Com exceção do goleiro Jean, que definitivamente não virá mais, o time considerado titular formou com Raniere; Clayton Carioca, André, Clayton He Man e Edison; Gualberto, Otávio, Diego Valderrama e Rubens; Cris e Junior Chicão. Depois Saldanha fez algumas modificações, mas não tem nenhuma dúvida de que a base é o time titular, que deverá ser o que estreará dia 19 de julho, no Campeonato Brasileiro Série D, contra o Interporto.
Implosão do MP do futebol
Os clubes adotaram o discurso de apresentar uma proposta para o refinanciamento das suas dívidas, em reunião realizada na última segunda-feira. Mas a Confederação e cartolas sabem que o acordo com o governo federal é praticamente impossível. Seu objetivo real é matar a MP do Futebol. O secretário-geral da CBF, Walter Feldman, prometeu aos clubes que a bancada da bola já estava mobilizada para matar a MP e o projeto do deputado federal Otávio Leite (PSDB-RJ), que alterava pontos, mas mantinha contrapartidas. A intenção dos cartolas é dificultar sua tramitação e deixá-la caducar. Isso porque o que a maioria dos dirigentes queria era uma refinanciamento de dívidas sem nenhuma contrapartida, ou responsabilidade. Eles próprios, no entanto, sabem que isso nunca será aprovado pelo governo federal.
Nivelado
O que estamos presenciando nesta Copa América é que até agora os jogos estão sendo muito nivelados, equilibrados e nenhuma seleção ainda deslanchou. Com os jogos e os resultados apertados, principalmente no que se refere as grandes seleções, como Brasil, Argentina, Uruguai, Chile que é a anfitriã, é uma prova de que as eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018, as quais o Brasil participará, terão jogos difíceis. Não compactuo com os companheiros que falam em altitude. Antigamente, não se falava nesta tal altitude, com tanta ênfase como agora. Lembro-me, que a Seleção Brasileira ou qualquer time grande brasileiro jogava em altitude e goleava os adversários. Não podemos ter a altitude como motivo para uma possível derrota. Isso é bobagem. Claro que é diferente jogar na altitude em relação ao nível do mar, mas não é justificativa para uma derrota. A questão é o nivelamento das seleções sul-americanas.
CURTINHAS
Essa doença terrível que é o câncer, que vem vencendo os cientistas, que jamais encontraram uma formula para barrar esse mal, matou mais uma pessoa no Maranhão****A vítima da vez, foi o grande Herbert Fontenele, o íncone da crônica esportiva maranhense e do norte/nordeste****O grupo do Imperatriz está treinando com vontade para o Brasileiro Série D****Com mais vontade ainda, chegou o treinador Vinícius Saldanha*****O Imperatriz está bem servido, em todos os setores*****O ataque colorado tem jogadores cujo índice técnico é excelente*****Desde aquele jogador raçudo, como é o caso do índio Aru, aos mais técnicos, como Cris, Junior Chicão, Rayllan e Shailison****No gol, a experiência do goleiro Raniere e a juventude dos garotos Mateus e Lucas*******Na zaga, André, He-Man, campeões e os novatos, Alisson e Yuri, que são dois grandes zagueiros*****Esse Yuri, que veio do Balsas, é ainda muito jovem, pois tem apenas 20 anos e um grande futuro pela frente****No meio, tem grandes jogadores, entre eles o Rubens, a referência do time colorado.
Comentários