Arrocho
E a FMF, definitivamente, resolveu endurecer mais com os clubes com débito junto à entidade. Nessa quarta-feira (28), foi divulgada no site da FMF uma portaria assinada pelo diretor de competições, Antonio Henrique de Moraes Rego, dando prazo para os clubes devedores quitarem os seus débitos até as 18h59, para ter direito a disputar a primeira rodada da competição. Segundo a portaria, quem não quitar até o horário acima será considerado perdedor por W x O pelo placar de 3 a 0. Diz ainda a portaria que no caso de manutenção do débito e, consequentemente, do impedimento imposto pelo TJD/MA, as partidas envolvendo os clubes devedores não serão sequer realizadas, ficando a cargo da CEAF/MA e DCO/FMF a elaboração conjunta da súmula detalhando as razões da não realização das partidas. Caso os dois clubes envolvidos na disputa estejam figurando como devedores, ambos serão considerados perdedores por placar correspondente a W x O (3 a 0).
Multas
Esses valores cobrados pela FMF são oriundos de multas em função de atrasos de jogos porque o time custou a entrar em campo, atraso por conta da falta de ambulância, atraso por conta da falta de policiamento e de outras faltas. O débito do Imperatriz com o TJD-MA gira em torno de pouco mais de R$ 4 mil e, segundo o presidente Buzuca, o clube já teria negociado a dívida.
Portões fechados
E tem mais. De acordo com a Portaria nº 008/2015, expedida pelo Departamento de Competições da Federação Maranhense de Futebol, com exceção do Castelão, todos os jogos da primeira rodada do Campeonato Maranhense de Futebol 2015 acontecerão com portões fechados. O documento também informou que os laudos de todos os estádios aonde acontecerão jogos teriam que ser entregues até as 17 horas de ontem.
Amanhã
A delegação do Cavalo de Aço segue para Balsas neste sábado, logo após o café. O técnico Celinho quer realizar um treino, mais para reconhecimento do gramado do Cazuza Ribeiro, como também para que os jogadores possam destravar os músculos devido à viagem de 400 km até a capital maranhense da soja. A definição do time para o jogo de estreia depende da regularização dos jogadores. Para que todos possam estar aptos, os seus nomes terão de constar no BID da CBF.
Fim das concentrações
Muito se tem discutido no Brasil o fim das concentrações. Trancar jogadores em concentrações não deve ser uma regra, mas uma exceção, se necessária, para momentos especiais. Os times europeus, que praticam o melhor futebol do mundo na atualidade, não usam esse expediente e focam seu treinamento mais nos aspectos táticos do que físicos do esporte. Jogador profissional é assim. Sabe o que deve e o que não deve fazer. E que, se não fizer o que deve, prejudicará seu time e sua própria carreira. O futebol está cada dia mais competitivo. Não há mais espaço para abusos que comprometam o desempenho do atleta e do grupo. O São Paulo, do exigente Muricy, foi mais um clube brasileiro que aboliu a concentração.
CURTINHAS
Muito se fala no presidente do Vasco, por ser ele polêmico quando em defesa da agremiação cruzmaltina/////////////////////Mas Euricão é arrojado e sabe o quer////////////Agora, por exemplo, ele já deu a ordem lá na Colina////////////////O time do Vasco, quando entrar em campo, usará as camisas de 1 a 11, como tem de ser feito//////////////////////Eurico acabou com essa frescura de lateral direito, que normalmente usa a camisa 2, entrar em campo com a 20 ou atacante titular, ao invés da 9, usar a 30//////////////////E logicamente o goleiro reserva é 12 e os demais com os números seguidos normalmente////////////Eu vou além: a CBF deveria emitir uma portaria reorganizando isso aí////////////Como nos velhos tempos.
Comentários