Fora do ranking
Não sei o que realmente aconteceu, mas o Imperatriz não aparece no ranking nacional anunciado na última terça-feira (10) pela CBF em seu site. No ranking, consta o JV Lideral e até o Iape, que já desativaram os seus respectivos departamentos de futebol desde 2010, e não consta o Imperatriz, que nunca paralisou suas atividades. Fosse diretor do Imperatriz, enviaria um expediente à FMF para que a entidade mor do futebol maranhense procurasse saber da CBF o motivo do equívoco. Alguém pode dizer que tem coisa mais importante para a diretoria do Imperatriz no momento, entretanto figurar no ranking nacional é importantíssimo. Não constando, parece um clube sem identidade. O Imperatriz está na lista dos campeões maranhenses e tem de figurar no ranking, nem que seja o último, o que não é o caso. Parece-me que houve mesmo um equívoco.

Ranking de público
Sampaio e Moto, que disputaram as séries B e D, respectivamente, estão entre os melhores do ranking do Norte/Nordeste no quesito arrecadação. Realmente, os dois clubes maranhenses tiveram grandes públicos em seus jogos no Castelão, em São Luís. São os dois de maiores torcidas do estado e por isso normalmente constam no ranking nacional de maiores arrecadadores.

Diferenciado
Nessa questão de grandes públicos, um dos clubes diferenciados no Maranhão é o Imperatriz, que sempre liderou as arrecadações quando da realização dos estaduais. Este ano, foi uma temporada negativa para o Imperatriz, mas mesmo assim foi o clube que mais arrecadou no estadual. E isso já vem de algum tempo. No Imperatriz, se tiver time, o torcedor vai ao Frei Epifânio.

Reconstruído
A reconstrução do Ginásio de Esportes Costa Rodrigues, em São Luís, começou depois do Ginásio Fiqueninho e todo o Complexo Barjonas Lobão. O Costa Rodrigues foi reinaugurado ontem pela governadora Roseana Sarney. O Complexo Barjonas Lobão vem com as obras se arrastando há muito tempo e ainda não tem prazo para acabar. Nesta questão, o melhor ginásio construído até agora, depois de terem demolido o Fiqueninho, é o do Parque Alvorada. Mas, segundo o próprio secretário de Esportes do município, Neto da Ampere, o ginásio do Parque Alvorada ainda não foi inaugurado e entregue aos desportistas de Imperatriz, porque não tem água no local. Pode uma coisa dessa?

CURTINHAS
As competições do futebol amador terminam até o fim desta semana///////////A partir de segunda-feira, o Frei Epifânio será fechado para pequenas reformas, visando o Campeonato Estadual de 2015///////////Nesse bolo das pequenas reformas do majestoso da Mané Garrincha, estão os intrigantes laudos técnicos, que segundo o secretário Neto da Ampere, estarão prontos em tempo hábil e o Imperatriz não precisa se preocupar/////////Pelo menos até ontem, a FMF ainda não tinha anunciado a tabela oficial do Campeonato Maranhense de 2015////////Já deveria, porque o Estadual começa dia 1º de fevereiro e, de acordo com o Estatuto do Torcedor, a tabela, regulamento e fórmula de disputa têm de ser anunciados 60 dias antes do início da competição em se tratando de competição profissional////////Com o jogo entre Moghreb Tétouan (Marrocos) x Auckland City (Nova Zelândia), começou nessa quarta-feira (10) o Mundial de Clubes Campeões////////E como o futebol brasileiro está em baixa, o torneio não tem nenhum clube do Brasil////////O representante da América do Sul é o San Lorenzo, o time do Papa Francisco, campeão da Libertadores.