Jogos de hoje

Copa Sul-Americana – semifinal – volta
21h45 – River Plate x Boca Juniors – Monumental de Nuñez

Transplante de menisco
O atacante rápido, que joga pelas pontas do campo e costuma dar muito trabalho para os defensores, Éder Luís viu em março deste ano, nos Emirados Árabes, um problema no joelho que passou a incomodar demais os movimentos. Para resolver o problema e continuar com suas jogadas de velocidade, a solução foi um pouco estranha: usar o pedaço de um cadáver. O atacante do Al-Nasr, que teve passagens por Atlético-MG, São Paulo e Vasco, realizou uma cirurgia com o implante de menisco de um cadáver para restituir o seu, que já estava muito debilitado após os longos anos no gramado. O mineiro de 29 anos não sabe a procedência do menisco e quem foi o doador, por sigilo médico.

Os Teos da vida
Li um comentário do ex-jogador e hoje comentarista Neto a respeito do sensacionalismo da mídia esportiva brasileira, falando da vida particular dos jogadores, que nada temos com isso. Dia desses, comentei isso na redação. O último alvo dos Teos da vida – blogueiro fofoqueiro, personagem do ator Paulo Betti na novela global Império – foi o goleiro Rogério Ceni, com a revelação de que o ídolo são-paulino tem um filho fora do casamento, devidamente reconhecido por ele. Problemas pessoais de quem quer que seja não são problemas nossos. Até jogador ir para baladas não é problema nosso. Cada um sabe de si. Temos de respeitar a intimidade das pessoas, porque o caso de Rogério Ceni, por exemplo, envolve a família, tem uma criança no meio, enfim uma série de coisas que não nos cabe avaliar e sequer comentar. O jogador Adriano sofreu e ainda sofre nas páginas dos blogueiros que gostam de sensacionalismo. O caminho é a Justiça, para condenar esses Teos da vida.

Transição
O atual titular da Sedel-MA, Joaquim Haickel, recebeu em seu gabinete o futuro secretário da pasta indicado pelo governador eleito Flávio Dino, professor Márcio Jardim. O encontro faz parte do processo de transição e serviu para que o atual secretário apresentasse as atividades desenvolvidas pela Sedel. A Lei do Incentivo ao Esporte é um dos legados que Haickel vai deixar. Joaquim Haickel é um tanto quanto burocrático, mas antes de tudo é um cavalheiro, um homem educado e de fino trato. Pelo menos essa foi a impressão deixada quando das poucas vezes que eu falei com ele.

Grupos
Fiz uma avaliação do grupo do Imperatriz no Campeonato Maranhense de 2015, o grupo A, e cheguei à conclusão que a coisa não vai ser fácil. Os dois grupos, na realidade, foram muito bem divididos. No B, um pouco mais fácil, porque tem o Expressinho, que jamais foi um time que desse trabalho. Mas, num todo, os dois grupos se equivalem. O grupo A tem: Sampaio, Imperatriz, Cordino, Araioses e São José. O B, Moto, Santa Quitéria, Expressinho, Sabiá e Balsas. A tabela sai em dezembro. Portanto, que o Imperatriz coloque as barbas de molho e monte um time à altura dos adversários.

Fora
O Águia de Marabá foi eliminado dentro de casa ao perder por 3 a 2 para o Tapajós e está fora, pelo segundo ano consecutivo, da fase principal do Campeonato Paraense de 2015. Desde 2012, o Águia de Marabá, que está na Série C do Brasileiro, está na segunda divisão do Campeonato Paraense.

CURTINHAS
A temporada está chegando ao fim//////////Na Série A, o Cruzeiro já é o campeão; na B, o Joinville está a caminho, em disputa acirrada com a Ponte Preta e tudo ficou para a última rodada; na C, o Macaé ficou com a taça; e na D, o Tombense é o campeão/////////////Tem muita gente que defende a volta do mata-mata no Brasileirão///////////Mas eu sou um dos que defendem os pontos corridos, porque ganha sempre o melhor//////////Acho que todos os campeonatos estaduais deveriam ser com pontos corridos, como o Paulista, inclusive o nosso/////////////Minha gente da Sedel, vamos atrás da renovação dos laudos técnicos de segurança do Frei////////////Depois não falem que não avisei////////Verde, devido às chuvas, mesmo assim o gramado do Frei Epifânio está muito castigado//////////Precisa dar um tempo até o início do Estadual///////////É muito jogo, até de Sub-11; assim não tem gramado que aguente///////////Só em Imperatriz que se vê jogo de categorias de base no principal estádio.