Mais tempo
Com o início do Campeonato Maranhense de 2015 marcado para o dia 1º de fevereiro, os clubes terão mais tempo para a pré-temporada. O certo mesmo é começar a pré-temporada no dia 2 de janeiro, porque, em sã consciência, nenhum jogador que for contratado fora do estado vai estar aqui no dia 1º. Iniciando as atividades no dia 2 de janeiro, o treinador terá exatos 29 dias para treinar o time, levando-se em conta que janeiro tem 31 dias.

Programação
Mesmo com esse prazo, a programação já tem de ser feita a partir de dezembro. Quando eu disse nessa coluna que quando chega nos meses com terminação “bro”, a coisa flui, é rápido para chegar ao final do ano. E estamos justamente na última semana de novembro e no limiar de dezembro. Já já estaremos em janeiro, na aurora do ano de 2015. Portanto, é grande a urgência da programação do Imperatriz, principalmente na montagem do time. Não pode ficar nesta de só manter contato com o jogador, que isso não define um compromisso.

Melancólica
A despedida do Sampaio Corrêa do seu torcedor em jogos no Castelão no Brasileiro B foi melancólica, pois perdeu para o Atlético-GO de virada por 2 a 1. Mais uma vez, o Sampaio não soube segurar o placar e saiu do Castelão com um resultado negativo. Quando disseram que o Sampaio ainda tinha chances, eu disse que nem remotas eram as chances de o time boliviano chegar ao G-4 e à elite este ano. Nós cronistas não podemos analisar com o coração, e sim com a razão. Às vezes é difícil para a gente, porque todos nós temos as nossas preferências. Mas, antes de tudo, tem o leitor, o ouvinte e o telespectador, que não podemos e não devemos enganar. E alguns cronistas, em relação ao Sampaio, estavam enganando a eles mesmos. Mas, no frigir dos ovos, o Sampaio fez uma campanha muito boa e apenas por detalhes, como perder pontos para equipes até de menor categoria, como por exemplo a hoje inexplicável derrota por 4 a 1 para o Vila Nova de Goiás, não chegou à elite ainda este ano.

Brasileirão
Com a vitória de 2 a 1 sobre o Goiás no Mineirão, aos olhos de mais de 50 mil torcedores, o Cruzeiro, com duas rodadas de antecedência, conquistou o título do Brasileirão de 2014. O Cruzeiro foi também o campeão de 2013 e antes já tinha conquistado outros dois títulos, chegando ao tetra. O São Paulo, com a vitória de 1 a 0 sobre o Santos, garantiu a Libertadores. Corinthians, Internacional, Atlético-MG, Grêmio e Fluminense, esse último com chances remotas, brigam pelas outras vagas. Se o Atlético-MG conquistar a Copa do Brasil, abre mais uma vaga. Na parte de baixo, o Criciúma já está rebaixado, o Botafogo agoniza, Bahia e Vitória ainda respiram.

Série B
Na Série B, Joinville, Ponte Preta e Vasco já se garantiram na primeira divisão, mesmo faltando ainda uma rodada para acabar a competição. Todos os jogos da 38ª rodada do Brasileiro B serão realizados no próximo sábado (29). Boa, Atlético-GO, Avaí, América-MG e Ceará brigam pela vaga restante. Vila Nova de Goiás e Portuguesa já foram baixados para a Série C. América-RN, Oeste, Paraná, Luverdense e ABC estão ‘disputando’ as duas últimas vagas para a degola.

CURTINHAS
O presidente do Imperatriz retornou da capital e deverá, ainda esta semana, marcar uma coletiva/////////O homem me parece arredio a coletivas////////////Mas não tem jeito, ele terá de vir a público para falar sobre como está o andamento para a programação do Imperatriz//////////O último jogo do Brasileiro B do Sampaio será sábado (29), contra o América-MG, em BH//////////Ainda esta semana, o presidente Frota vai enxugar a folha e realizar dispensas, mesmo porque para o estadual o time será diferente////////Não tem como, em um campeonato defasado como o Maranhense, manter o mesmo plantel do Brasileirão B.