Jogos de hoje

Copa Sul-Americana – 1ª fase – jogos de volta entre brasileiros
22h00 – Goiás x Fluminense – Serra Dourada
22h00 – Vitória x Sport – Barradão

Copa do Brasil – oitavas de final – jogos de volta
19h30 – Santa Rita x Cruzeiro – Rei Pelé
19h30 – Atlético-PR x América-RN – Arena da Baixada
22h00 – Corinthians x Bragantino – Arena Corinthians
22h00 – Ceará x Botafogo – Fortaleza
22h00 – Flamengo x Coritiba – Maracanã

Tie break
A arquibancada estava lotada de imperatrizenses esperando ver a estreia da seleção maranhense, que fez a última partida do primeiro dia de competições, contra Rondônia. O jogo foi o mais disputado de todos, com parciais de 25 x 20 para o Maranhão no primeiro set, 25 x 23 para Roraima no segundo, 25 x 19 para os maranhenses no terceiro e 25 x 19 para os roraimenses no quarto. A disputa foi para o tie break e quem levou a melhor foi a seleção maranhense, vencendo o set por 15 x 7. Ontem, o Maranhão enfrentou o Acre.

Público
O público atendeu ao chamado e prestigiou em peso a abertura do Campeonato Brasileiro Juvenil de Vôlei, que tornou Imperatriz na capital nacional do voleibol por seis dias. Tudo está muito organizado, com cada coisa em seus devidos lugares. Agora um fato chamou a atenção: a área do pátio do ginásio da AABB está muito escura. Então, seria bom que o presidente da AABB solicitasse à City Luz a possibilidade de reativar a iluminação do local. Embora seja uma entidade particular, seria uma maneira de contribuição da Prefeitura para com a competição, que é importante para a cidade.

Crédito
O deputado Léo Cunha, que está trabalhando para se reeleger, tem um grande crédito junto ao torcedor do Cavalo de Aço pelo trabalho que a família Cunha fez quando ele foi presidente da terceira maior força do futebol maranhense. E a cada dia que passa, o deputado vem se firmando pelo trabalho que também fez e vem fazendo em todo o Maranhão. Aí está uma das opções.

E aí
Por falar em Cavalo de Aço, e aí, presidente Buzuca. Chegou setembro e até agora ainda não se ouviu falar no projeto que a diretoria está realizando para 2014. A solução, pelo menos no meu entendimento, está aí mesmo. Agora, se o presidente tem uma opção melhor, que apresente, venha à imprensa, para que o torcedor cavalino possa ficar a par da situação. Fechando-se em copas como está acontecendo, não vai chegar a lugar nenhum e a situação só tende a piorar.

CURTINHAS
Expressinho e Sabiá vão decidir hoje o título do Campeonato Maranhense da Segunda Divisão///////////////O jogo único será realizado no estádio Nhozinho Santos, em São Luís, com início previsto para as 20 horas///////////Ninguém tem vantagem. Se a partida terminar empatada, cobrança de pênaltis direto///////////Entende-se por racismo no futebol qualquer prática racista (normalmente xingamentos ou algum tipo de sinal) praticada em campo durante alguma partida de futebol ou ainda nas arquibancadas, direcionada a algum dos participantes diretos da partida////////Isso tende a acontecer com certa facilidade mesmo havendo a pressão da mídia e da sociedade contra esses casos, porque o futebol é um esporte que facilmente une pessoas de todas as “raças”, considerando-se principalmente afrodescendentes e eurodescendentes////Apesar de estar voltado para uma situação em particular (o jogo de futebol), é considerado como racismo normal e punido da mesma forma que qualquer outra manifestação racista contra a pessoa///////////Fiz esse preâmbulo para falar que, infelizmente, a torcida do Grêmio repetiu o ato domingo, no jogo contra o Bahia////////////Foi de maneira diferente, mais leve, mas fez.