Ufa!
Enfim, acabou a Copa do Mundo no Brasil, que para os brasileiros não terminou bem, já que a seleção acumulou dois vexames que jamais serão esquecidos. Perdeu na semifinal por 7 a 1 para a Alemanha e na disputa do terceiro e quarto lugares foi derrotado por 3 a 0 pela Holanda. Levou dez gols em dois jogos e 14 em toda a copa, um vexame atrás do outro, que jamais serão esquecidos. Mas não se pode deixar de admitir que nos demais itens a Copa do Mundo no Brasil foi a melhor de todos os tempos. Isso conforme avaliação dos estrangeiros que estiveram e ainda estão por aqui.

A melhor
O título conquistado pela Alemanha não poderia estar em mãos melhores. O time alemão foi realmente o melhor da Copa e merece o título, o quarto de sua história e apenas a um de chegar junto ao Brasil, que é pentacampeão. A Argentina, que chegou à final sem ter jogado o seu verdadeiro futebol, não merecia ficar com o título. Na primeira fase, o time argentino pegou um grupo que foi moleza e ainda se complicou e chegou às oitavas aos trancos e barrancos e pior ainda nas quartas e para a final. O vice ficou de bom tamanho para nossos hermanos.

Critério
Não se sabe qual foi o critério adotado pela Fifa para conceder ao Messi o título de melhor jogador da Copa do Mundo no Brasil. Messi não chegou nem perto do seu potencial nessa Copa do Mundo. No jogo de domingo, ele foi omisso desde o início e piorou mais ainda quando sentiu uma distensão. O próprio Neymar, que não jogou as duas últimas partidas, foi melhor do que Messi quando esteve em campo. Observei que Messi ficou incomodado com o título de melhor jogador da Copa e, por isso, acho que nem ele concordou com a Fifa.

Cargo
O técnico Luiz Felipe Scolari e toda a sua comissão técnica entregaram os cargos ao presidente da CBF, José Maria Marin, que aceitou o pedido. Ainda nesta semana, deverá ser anunciado o nome do novo treinador da seleção brasileira, que este ano fará ainda seis amistosos, um deles contra a Argentina, na China, ano que vem tem Copa América e em seguida as eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018, que será realizada na Rússia. Portanto, tem muito o que fazer e bola para a frente.

Rotina
E a rotina do futebol brasileiro volta hoje com o reinício do Campeonato Brasileiro da Série B e os jogos da 11ª rodada. Confira: 19h30 – Vila Nova-GO x Boa-MG – Serra Dourada 19h30 – Ponte Preta x Portuguesa – Moisés Lucarelli
19h30 – América-MG x Paraná – Independência
19h30 – Avaí x Atlético-GO – Ressacada
19h30 – Oeste x Icasa – Amaros
21h50 – América-RN x Bragantino – Arena das Dunas
21h50 – Náutico x Sampaio Corrêa – Arena Pernambuco
21h50 – Vasco x Santa Cruz – São Januário
21h50 – Luverdense x ABC-RN x Passo das Emas
21h50 – Ceará x Joinville – Castelão

CURTINHAS
A presidenta Dilma Rousseff, nitidamente, se sentiu constrangida com os apupos recebidos quando ela apareceu na tela do estádio do Maracanã///////////O constrangimento foi tanto que ela foi rapidamente na entrega da taça da Copa do Mundo e se retirou///////////É isso aí, quem planta ventos colhe tempestade///////////Os jogadores da seleção alemã festejaram muito ainda em campo a conquista da Copa do Mundo//////////////Eles tiveram o apoio maciço da torcida brasileira, que não admitia que a Argentina fosse tricampeã do mundo, logo no Maracanã///////////Se isso tivesse acontecido, teria sido pior do que os 7 a 1 da Alemanha sobre a seleção brasileira na semifinal////////////Para uma seleção que tem, segundo a imprensa esportiva não só do Brasil, como também estrangeira, os dois melhores zagueiros do mundo (David Luiz e Thiago Silva), levar 14 gols – dez em dois jogos – foi realmente um grande vexame///////////O lance do jogo contra a Holanda que originou o pênalti – mal marcado, por sinal – foi ridículo e uma jogada de cabeça de bagre do Thiago Silva//////////Saiu vendido no lance por uma falha no meio-campo que foi o grande calo da seleção brasileira e acabou, segundo o árbitro, cometendo o pênalti///////////Ainda bem que a Copa acabou.