Dignidade
Todos sabemos que o moral dos jogadores da Seleção Brasileira está abaixo de zero, por motivos que não precisamos mais ficar lembrando, já que é do conhecimento do mundo todo. Mas na decisão de amanhã do terceiro e quarto lugares, contra a Holanda, é uma questão de honra a vitória para que possamos terminar essa copa com dignidade. Os brasileiros - e eu me incluo nessa lista, claro - não vão aceitar outro resultado que não seja a vitória, seja qual for o placar, mas que vença. A seleção está devendo isso aos torcedores, que deram total apoio até agora e certamente mais uma vez o Mané Garrincha estará lotado, apesar dos pesares.
Dívida
Antes do início da copa, naquelas entrevistas que foram feitas de cada jogador, o lateral direito Daniel Alves disse que, se o Brasil chegasse à final, queria ter como adversário a Holanda. Disse ainda que a Holanda tem uma dívida com ele – referindo-se à eliminação que a ‘Laranja Mecânica’ impôs ao Brasil em 2010 – e quem lhe deve tem de pagar. Pois amanhã é a chance que Daniel Alves vai ter de cobrar essa dívida da Holanda. Não é em uma final, mas a chance está aí e que seja cobrada com os juros devidos.
Cozinharam o galo
O jogo entre Holanda e Argentina foi o pior da Copa do Mundo até agora. As duas equipes, talvez com as barbas de molho devido ao resultado de Alemanha x Brasil, fizeram um joguinho sem vergonha e passaram os dois tempos cozinhando o galo. Ninguém quis arriscar e o resultado nos 120 minutos - 90 normais e mais 30 de prorrogação - acabou sem gols. Na cobrança de pênaltis, o goleiro Romero, que não está na lista dos melhores goleiros da Copa, fez a diferença e os hermanos chegaram à final. Se vai conquistar o tri, aí é outra história.
Lista
O Daily Mail, um tradicional jornal britânico, aproveitou que a Copa do Mundo está chegando ao fim e criou uma lista com 10 coisas que eles aprenderam com o Mundial no Brasil. Além de críticas ao governo brasileiro, eles apontaram o povo como um dos grandes destaques e até disseram que “seria legal se a Copa fosse aqui todo ano”. Costa Rica, Colômbia, Chile também foram elogiados. “O mundo não continua um lugar grande”, disse o jornal ao citar exemplos de países menores que tinham muito a ensinar. Confira abaixo os 10 pontos indicados pelo diário: Brasil há muito já deixou de ser o “guardião do jogo bonito”; futebol entre seleção permanece no topo; somente a paixão não ganha jogos sozinha; futebol ofensivo veio para ficar; jogadores ingleses ainda são superestimados; a Fifa acabou; o Brasil não deveria ter sediado a Copa do Mundo; Louis van Gaal (treinador da Holanda) é meio louco; os alemães deram certo.
CURTINHAS
É realmente difícil de acreditar que torcedores brasileiros tenham apostado em bolões e colocado o placar de 7 a 1 para a Alemanha////////////Nesta questão, estou igual a São Tomé, só acredito vendo////////////O Brasil tem amanhã a grande oportunidade de encerrar a Copa com dignidade e, ao mesmo tempo, vingando a derrota em 2010 por 2 a 1 e a eliminação daquela Copa///////////Se o Brasil tivesse sido eliminado por Chile ou Colômbia, não estaríamos agora com o moral baixo, devido ao desastre contra a Alemanha////////////Teria sido melhor assim///////////O futebol brasileiro tomou uma goleada e a derrota retumbante, infelizmente, não foi só em campo. Nem sequer tivemos o prazer de jogar no Maracanã, um templo do futebol mundial, reformado ao custo de mais de R$ 1 bilhão. Acha que foi por que não chegamos à final? Não. Poderíamos ter jogado qualquer outro jogo lá. A resposta disso é ganância e arrogância. É a CBF que escolhe onde o Brasil vai jogar, mas, obviamente, poderia ter tido interferência do Ministério do Esporte e da presidência da República, mas nenhum destes se manifestou. Quem levou com essas escolhas? (Romário em desabafo).
Comentários