Jogos de Hoje

Copa do Mundo – quartas de final
13h00 – Argentina x Bélgica – Mané Garrincha (Brasília)
17h00 – Holanda x Costa Rica – Fonte Nova (Salvador)

Pesquisa
A pesquisa do Datafolha aponta que subiu de 51% para 63% o número de brasileiros que aprovam a realização da Copa. O resultado aponta que o orgulho dos brasileiros também sofreu elevação: saltou de 45% para 60%. Temos mesmo de nos orgulhar da Copa no Brasil, como o próprio Jerome Volcke disse, do nosso jeito, com nossa cultura. Não adianta querer mudar o modo de vida de um povo, pois ninguém consegue. Nós brasileiros somos assim e pronto, não precisamos de nenhum povo para dizer o que devemos fazer. Sabemos o que fazemos, do nosso jeito. E a Copa do Mundo está um sucesso. Os turistas estrangeiros estão elogiando as belezas do Brasil, elogiando a nossa hospitalidade e isso é o que realmente interessa.

Após a Copa
Tudo agora gira em torno da Copa. Até quando se cobra uma conta que já está para lá de velha o credor houve que só depois da Copa, e por aí vai. Também depois da Copa, vão reiniciar as competições de futebol e outras iniciarão. No que diz respeito ao futebol maranhense, no dia 24 começará o Estadual da Segunda Divisão, que será disputado por seis equipes. Também após a Copa, a FMF vai definir se acontecerá ou não a competição do segundo semestre. Como tudo na entidade está parado – devido à Copa – o presidente ainda não se manifestou sobre essa competição.

Valendo o que?
Essa competição do segundo semestre, se realmente acontecer, vai valer mesmo o que? Sim, essa é a pergunta, porque o campeonato estadual já serviu de seletivo para todas as competições em nível nacional que o Maranhão tem direito. E só deu Sampaio e Moto, como realmente a FMF queria. Sampaio e Moto vão disputar a Copa Nordeste e Copa do Brasil do próximo ano. O Moto vai disputar a Série D, na qual estreia dia 20 contra o Remo, e o Sampaio está disputando a Série B. Nessa questão, não digo nada sobre o Sampaio, porque o time boliviano já vem competindo em nível nacional há algum tempo. Mas no que se refere ao Moto, quase que foi colocado na marra nessas competições.

Chupando o dedo
Enquanto isso, a FMF não está nem aí para os demais clubes. Sampaio e Moto estando bem, que os demais se explodam, e nesse bojo está o Maranhão, que foi rebaixado para a segunda divisão este ano. Infelizmente, o futebol profissional maranhense parece que não tem mesmo jeito de decolar, muito embora o Sampaio esteja na Série B. Por outro lado, é melhor que os clubes fiquem parados do que participando de mais uma competição deficitária, endividando-se mais ainda. Um exemplo disso é o Imperatriz. Na verdade, os clubes do interior estão sendo relegados a segundo plano pela FMF.

Copão MA do Sul
Mesmo que o ano eleitoral seja em nível nacional e não municipal, o prenúncio é de que o Copão Maranhão do Sul 2014 seja um dos melhores de todos os tempos. Isso tanto em número de participantes como também, creio eu, na questão de patrocinadores. Os candidatos deverão dar total apoio, principalmente os de deputados estaduais, já que o esporte aglutina multidões e será uma ótima oportunidade para que eles coloquem os seus projetos, se eleitos.

CURTINHAS
O argelino Mohamoud Lamine Fofana está preso no Rio de Janeiro suspeito de chefiar uma quadrilha internacional de venda de ingressos da Copa do Mundo//////////Segundo a polícia, o grupo do qual ele fazia parte captava bilhetes do Mundial com diversas fontes, inclusive a Fifa, e os vendia a preços bem acima do mercado para todo tipo de clientes//////De ricos empresários a torcedores fanáticos///////E eu que pensei que esse tipo de coisa só acontecia no Brasil//////Quanto a Mohamoud Lamine Fofana aparecer em fotos com jogadores, ex-jogadores e até com o presidente da FIFA, Joseph Blatter, é que todo bandido tem esse defeito de sempre estar próximo a pessoas conhecidas, como forma de se passar como acima de qualquer suspeita///////Então, entendo que, por celebridades estarem posando em fotos com ele, não têm nada a ver com o que ele faz///////Mas o certo é que tudo tem de ser apurado e, infelizmente, tem brasileiro na quadrilha.