Jogos de hoje pela Copa do Mundo

Grupo G
13h00 – EUA x Alemanha – Arena Pernambuco (São Gonçalo da Mata)
13h00 – Portugal x Gana – Mané Garrincha (Brasília)

Grupo H
17h00 – Coreia do Sul x Bélgica – Arena Corinthians (São Paulo)
17h00 – Argélia x Rússia – Beira Rio (Porto Alegre)

Afunilando
A Copa do Mundo está se afunilando e hoje chega ao fim a fase de grupos, ocasião em que serão definidos todos os confrontos das oitavas de final. Quatro confrontos já tinham sido definidos: Brasil x Chile, Holanda x México, Uruguai x Colômbia e Costa Rica x Grécia. Hoje, mais dois confrontos serão definidos e amanhã os dois restantes.

Copa América
Pelo número de seleções das Américas classificadas para as oitavas de final, a Copa do Mundo vai parecer uma Copa América. Mas, pelos confrontos como Brasil x Chile e Uruguai x Colômbia, nas quartas de final esse número será reduzido. Jamais aconteceu um fato desse de sete seleções das Américas chegarem ao mesmo tempo nas oitavas de final de Copa do Mundo.

Prorrogação
A partir das oitavas de final, se uma partida terminar empatada nos 90 minutos, haverá uma prorrogação de 30 minutos em dois tempos de 15. Persistindo o empate, a decisão da vaga para as quartas de final será em cobrança de penalidades máximas. E isso se repetirá nas quartas de final, na decisão do terceiro lugar e na finalíssima. Isso não é novidade, pois foi regra geral em todas as copas até hoje realizadas. Esta Copa do Mundo no Brasil é a 20ª edição.

Só queria entender
Como diria o personagem de Jô Soares no extinto programa “Planeta dos Homens”, eu só queria entender por que a Fifa marcou Brasil x Chile para iniciar às 13 horas. Só pode ter sido por critério, já que outras seleções jogaram nesse horário. Nesse caso, a entidade mor do futebol mundial está mais do que certa. Por outro motivo, não se pode admitir um horário desse em um país tropical num jogo que pode acontecer prorrogação. Além de Brasil x Chile, outros jogos pelas quartas de final iniciarão também nesse horário.

Icasa
O Moto Club chegou tarde em uma possível contratação do lateral esquerdo Aelson como reforço para o Campeonato Brasileiro Série D. O jogador acertou com o Icasa do Ceará e inclusive já se apresentou ao Verdão do Cariri. Aelson, depois que saiu do Imperatriz, sem o clube imperatrizense ganhar nada, passou por grandes clubes do Brasil, como Avaí, Juventude, Caxias e disputou o Paulistão pelo XV de Piracicaba. Estava dando sopa aqui em Imperatriz até ser contratado pelo Icasa.

CURTINHAS
Nesta questão de jogadores da terra que preferem jogar em clubes de outros estados, é porque já estão desconfiados de alguns clubes maranhenses no que se refere a pagamento de salários///////////Não vou citar nomes, mas o que realmente vem ocorrendo é isso///////////Em uma rara exceção, no Maranhão, apenas o Sampaio tem cumprido em dia a obrigação de pagar salários aos seus jogadores///////////A prova disso está aí mesmo///////////Os imperatrizenses Aelson e Rayllan, dois jogadores que dispensam maiores comentários a respeito de suas qualidades como profissionais da bola, são exemplos disso//////////Aelson preferiu o Icasa-CE e Rayllan o River-PI///////////Além disso, os salários pagos por clubes maranhenses, com exceção novamente do Sampaio, estão aquém dos que são pagos fora//////////Fui informado que o salário de Aelson no Icasa é na faixa de R$ 25 mil///////////Os salários pagos a jogadores pelos clubes maranhenses não passam de R$ 4 mil///////////E esse valor ainda é considerado alto pelos dirigentes////////////Aí fica difícil competir//////////Vale ressaltar, entretanto, que tem de ser levada em consideração a condição de cada competição///////////O Icasa disputa a Série B do Brasileiro, enquanto que o River vai disputar a Série D de 2014, Copa Nordeste e Copa do Brasil de 2015.