Jogos de hoje pela Copa do Mundo

Grupo E
17h00 – Honduras x Suíça – Arena da Amazônia (Manaus)
17h00 – Equador x França – Maracanã (Rio de Janeiro)

Grupo F
13h00 – Nigéria x Argentina – Beira-Rio (Porto Alegre)
13h00 – Bósnia x Irã – Arena Fonte Nova (Salvador)

Cachorro morto
Tudo bem, o Brasil venceu por 4 a 1, todos nós vibramos com a vitória e a classificação em primeiro lugar no grupo A para as oitavas de final, mas temos de levar em consideração que na partida contra Camarões chutamos cachorro morto. A Seleção de Camarões, embora tenha dado um certo trabalho, principalmente até quando teve fôlego, já estava eliminada e não podemos tomá-la como referência para que possamos fazer uma análise mais clara da evolução da Seleção Brasileira. Valeu pela classificação!

Agora é que começa a Copa
Agora é que a Copa do Mundo realmente vai começar. Agora é vamos saber quem tem mais água na fonte, pois vai começar a fase de mata-mata, ou seja, quem perder está fora. O Brasil tem um retrospecto favorável em confrontos contra o Chile em Copas do Mundo. A Seleção Brasileira enfrentou o Chile pela primeira vez na semifinal da Copa de 1962, disputada exatamente no país dos Andes. O Brasil venceu por 4 a 2. Os outros dois confrontos, justamente nas oitavas de final, aconteceram em 1998, com vitória brasileira por 4 a 1, e em 2010, em que o Brasil ganhou por 3 a 0.

Expulsão de Garrincha
Foi na primeira partida entre Brasil e Chile pela Copa do Mundo, em 1962, que ocorreu a famosa expulsão de Garrincha, que teria que pegar um jogo de suspensão, exatamente a final contra a Tchecoslováquia. A Fifa pediu o depoimento do bandeirinha uruguaio Esteban Marino, que misteriosamente sumiu. Sem a presença do bandeira, Garrincha foi liberado. Curiosamente, Marino foi contratado, meses depois, para trabalhar na Federação Paulista de Futebol. O Brasil sagrou-se bicampeão mundial de futebol ao vencer a Tchecoslováquia por 3 a 1. Esses são fatos que atualmente jamais ocorreriam. Se o saudoso Mané Garrincha tivesse sido expulso agora, não teria nenhuma chance de jogar a próxima partida, mesmo que o assistente tivesse sumido.

Atentos
Os leitores estão atentos ao futebol e ao esporte local em geral, mesmo com o advento da Copa do Mundo. Os comentários feitos na coluna na edição de ontem a respeito da pendenga entre Lira e Luizinho foram abordados nas redes sociais de desportistas que acompanham o dia a dia do futebol local. E todos foram unânimes em dizer que os dois dirigentes precisam fumar o cachimbo da paz, para o bem do futebol imperatrizense. As vaidades e as conquistas pessoais, neste momento, precisam ser colocadas de lado, porque o que vale mesmo é o esporte imperatrizense, em especial o futebol, no seu todo.

CURTINHAS
No comentário feito acima com o título “Cachorro morto”, não estou aqui torcendo contra, pelo contrário//////////Estou apenas fazendo ver a todos os torcedores que todo o cuidado é pouco///////////Todos nós sabemos que a nossa seleção ainda não alcançou o ideal, o prazo de treinos foi muito curto e o time está se ajustando na Copa do Mundo///////////Sou torcedor fervoroso como todos os brasileiros, mas como cronista, tenho de agir com a razão e não com o coração///////Dos quatro gols feitos pelo Brasil contra Camarões, apenas dois foram feitos em jogadas trabalhadas///////Gols feitos por Fred e Fernandinho//////Os dois de Neymar foram em jogadas individuais dele//////E não podemos analisar um jogo simplesmente dizendo que o que interessa é a vitória, não é bem por aí, a análise tem de ser feita em seu todo///////////A euforia com a classificação é grande, mas temos de ter cuidado, embora a nossa hegemonia sobre o Chile em Copas do Mundo.