Jogos de hoje pela Copa do Mundo

Grupo A
13h00 – México x Camarões – Arena das Dunas (Natal)

Grupo B
16h00 – Espanha x Holanda – Arena Fonte Nova (Salvador)
19h00 – Chile x Austrália – Arena Pantanal (Cuiabá)

Terça-feira
A primeira rodada da primeira fase do Campeonato Mundial de Futebol será fechada somente na próxima terça-feira. Depois dessa sexta-feira, serão dois jogos por dia, com pequenas exceções.

Copa a 5ª na América do Sul
A Copa ou Campeonato do Mundo FIFA de 2014 é a vigésima edição do evento e é a segunda vez que está sendo realizado no país, depois da Copa do Mundo de 1950. Iniciada ontem a competição será disputada até 13 de julho e ocorrerá pela quinta vez na América do Sul, a primeira após 36 anos, já que a Argentina acolheu o evento em 1978. O Brasil foi a última sede de Copa do Mundo escolhida através da política de rodízio de continentes implementada pela FIFA, iniciado a partir da escolha da Copa do Mundo FIFA de 2010, na África do Sul. As seleções nacionais de 31 países avançaram através de competições de qualificação, que começaram em junho de 2011, para participar com o país anfitrião, o Brasil, no torneio final. Um total de 64 jogos devem ser jogados em doze cidades de todo o Brasil em estádios novos ou reconstruídos, sendo que o torneio começa com uma fase de grupos. Com o país anfitrião, todas as equipes campeãs do mundo desde a primeira Copa do Mundo, em 1930 (Uruguai, Itália, Alemanha, Inglaterra, Argentina, França e Espanha) se qualificaram para esta competição. A Espanha é o atual campeão, tendo derrotado os Países Baixos por 1x 0 na final da Copa do Mundo de 2010 para ganhar seu primeiro título mundial. As quatro Copas do Mundo anteriores sediadas pela América do Sul foram todas ganhas por seleções sul-americanas.

O uso da tecnologia
Pela primeira vez na história da Copa do Mundo de Futebol está sendo usado a tecnologia para que o árbitro possa saber se a bola entrou ou não no gol. Conhecido como Goal/Control, o sistema consiste no uso de 14 câmeras de alta velocidade, instaladas na estrutura superior do estádio. A bola será monitorada em tempo real por estas câmeras e, se cruzar a linha do gol, um aviso será enviado em 0,3 segundo para o relógio do árbitro. O sistema não necessita na utilização de chip na bola. Será o fim dos erros de arbitragem em bolas que entram ou não no gol.

Recordes em Copas do Mundo
O Brasil é o recordista em participações em Copa do Mundo, pois participou de todas. Contando com a de 2014, serão 20 participações em Copas do Mundo. O jogador que mais vezes foi campeão na história da Copa do Mundo foi o brasileiro Pelé (Edson Arantes do Nascimento). Pelé foi campeão mundial nas copas de 1958, 1962 e 1970. O jogador que mais gols marcou num jogo de Copa do Mundo foi o russo Oleg Salenko. Ele marcou 5 gols no jogo contra a seleção de Camarões na Copa de 1994 (Estados Unidos). O gol mais rápido em Copa do Mundo foi marcado na Copa de 2002 (Japão e Coreia do Sul). O responsável pelo recorde foi o turco Hakan Sükür no jogo entre Turquia e Coreia do Sul, marcando aos 11 segundos. O jogador que mais gols marcou na história da Copa do Mundo foi o brasileiro Ronaldo (Ronaldo Luís Nazário de Lima). Ao todo ele marcou 15 gols entre as copas de 1998 e 2006. A maior goleada em jogos da copa foi na vitória por 10 a 1 da seleção da Hungria sobre El Salvador na Copa de 1982 (Espanha). O goleiro que mais tempo ficou sem tomar gols numa copa foi o italiano Walter Zenga. Ele ficou 517 minutos sem tomar gols na Copa realizada na Itália em 1990. O jogador que mais gols marcou numa única Copa do Mundo foi o francês Just Fontaine. Na Copa do Mundo realizada na França, em 1958, ele marcou 13 gols. O jogador mais velho a disputar uma Copa do Mundo foi Roger Milla. O camaronês disputou a Copa de 1994 (Estados Unidos) com 42 anos e 39 dias (jogo entre Camarões e Rússia). Os jogadores que mais vezes disputaram Copas do Mundo foram o mexicano Carbajal (1950 a 1966) e o alemão Lothar Matheus (de 1982 a 1998). Ambos disputaram cinco copas. O jogador mais jovem a disputar uma Copa do Mundo de Futebol foi Norman Whiteside. O irlandês tinha apenas 17 anos e 41 dias quando disputou a partida entre Irlanda do Norte e Iugoslávia na Copa de 1982 (Espanha). O alemão Lothar Matheus foi o jogador que mais partidas disputou em Copas do Mundo. Ao todo foram 25 partidas, durante as copas de 1982 a 1998. A maior quantidade de gols marcado numa partida de Copa do Mundo ocorreu em 1954. O recorde foi durante o jogo em que a Áustria venceu a Suíça pelo elástico placar de 7 a 5. O país que possui mais títulos da Copa do Mundo é o Brasil, com 5 campeonatos mundiais conquistados. Na Copa do Mundo de 2014, no Brasil, haverá recorde de premiação para a equipe campeã. A FIFA premiará com US$ 35 milhões, que deverá ser dividido entre os jogadores vencedores. A Copa do Mundo de 2010 na África do Sul foi a que teve o maior número de telespectadores. Foram cerca de 530 milhões de pessoas que assistiram aos jogos do campeonato. Espera-se que este recorde seja batido em 2014, na Copa do Mundo do Brasil. O jogador que mais tempo jogou partidas de Copa do Mundo foi o italiano Paolo Maldini. Ele esteve em campo por 2.217 minutos em jogos das copas entre 1990 e 2002.