Cada um por si
E Deus para todos, diz o ditado. E assim vai acontecer com os clubes maranhenses da primeira divisão, cujo campeonato de acordo com a FMF, será retomado em agosto, com treinos já para agora em julho. Estou falando isso a respeito das despesas dos protocolos que deverão  ser cumpridos, para o retorno dos times aos treinos e competições. As despesas são com exames laboratoriais do covid-19 e os demais, seguindo o que determina o protocolo da CBF. E não tem para onde correr, se quiser participar do restante do Campeonato Maranhense. 

Certo
O vice-presidente de competições da FMF, Hans Nina, está certo quando diz que os testes do covid-19 viraram algo obrigatório no mundo todo. Na verdade, quem tem de pagar a conta dos testes são os clubes, como está ocorrendo em todos os países, cujos campeonatos já estão novamente em andamento. E como os clubes são privados, o governo não vai bancar nada, acho, porque tem a questão pública. Eu fui um dos que escreveram que quem teria de bancar os testes seria a FMF, por meio de parcerias. Mas me enganei, não é não, são os clubes. 

Boa
Foi muito oportuna essa reunião remota que aconteceu entre o presidente da FMF e o vice-presidente de competições da entidade, Antonio Américo, e Hans Nina, com o presidente da Comissão Médica da CBF, Jorge Pagura. Muita coisa foi esclarecida sobre os protocolos contra o Covid-19, que terão de ser seguidos na volta às atividades do futebol. A FMF já está preparando a cartilha que será seguida pelos clubes no recomeço do Campeonato Maranhense 2020.

Impossivel
Reiniciar o Campeonato Maranhense 2020 logo agora, em julho, é impossível, porque tem de ser seguidos os protocolos, tanto de combate ao Covid-19 como também os protocolos de preparação dos times, que estão parados desde março. Pode ser alegado que os jogadores não se descuidaram e trabalharam fisicamente por meio de vídeo conferência com seus preparadores físicos. Mas não é a mesma coisa. Além disso, tem a questão contratação e regularização de jogadores. O Sampaio, por exemplo, tem apenas 11 atletas. E tem ainda a preparação com treinos técnicos, táticos, que os treinadores jamais abrirão mão. 

CURTINHAS
Quando se falou na possibilidade de antecipar o reinicio do Campeonato Maquaranhense 2020 para julho, foi devido ao fato que a CBF anunciou o início do Brasileiro A e B para agosto***A decisão da CBF atropelou o cronograma de jogos da FMF, que terá de ser replanejado***Hans Nina foi enfático ao falar sobre quem vai bancar a conta dos testes de Covid-19 para os jogadores***Os clubes, como está sendo feito em todo Brasil e os outros países que já retomaram com o futebol***De uma coisa os clubes podem ficar cientes: do poder público não vão ter ajuda financeira de nada***O compromisso do poder público é com o povo***Não tem como ajudar com essa pandemia ainda ativa por aí***Eu também achava que deveria ser assim, mas o governo está certo, já tem ajudado os clubes, mas agora é quase impossível isso acontecer**Futebol amador de Imperatriz deve voltar em julho, com a nova flexibilização do prefeito Assis Ramos***Na verdade, embora os números, está havendo redução em casos de coronavírus em Imperatriz***Evidente que ainda carece de cuidados.