Futebol
A Federação Maranhense de  Futebol (FMF) divulgou na semana passada que o Campeonato Maranhense 2020 seria retomado no dia 1º de agosto. Entretanto, o governo do estado vai realizar novos ajustes e frustrar as pretensões da FMF e, principalmente, dos clubes. Se realmente isso ocorrer, axiste a possibilidade da FMF encerrar a temporada. Realmente a situação da pandemia é difícil e corretamente não querem arriscar. A responsabilidade é muito grande.

Aglomeração
O Futebol é o esporte que detem as maiores aglomerações no mundo e por isso o risco é muito grande. Os clubes do Maranhão não têm condições de realizar  jogos sem público. Se com público a situação financeira do Campeonato Maranhense já é difícil, sem torcida fica muito pior. Isso poderia amainar a situação se a federação contratasse um patrocinador master para o restante do campeoanto. Mas como e onde, se as empresas também estão em situação de calamidade?

Reunião
A Federação Maranhense de Futebol (FMF) marcou uma reunião por videoconferência com representantes das oito equipes que disputam a primeira divisão do futebol maranhense, para o dia 12, próxima sexta-feira. Mas conforme o que for definido no novo decreto do governador, quanto ao futebol, não deverá acontecer. Por enquanto a reunião está marcada. Os clubes querem a retomada do Campeonato, mas não é só querer e reiniciar a competição, protocolos terão de ser definidos.

Carioca
As autoridades do Rio de Janeiro já deram carta branca para o reinicio do Campeonato Carioca, entretanto a definição só depois de uma avaliação que será feita pelo governo, marcada para o dia 17 de junho. O prefeito do Rio, Marcelo Crivella, apontou que o índice de mortes tem caído na Cidade Maravilhosa. A idéia é liberar apenas 1/3 do público nas arenas, que serão: Maracanã, Nilton Santos (Engenhão) e São Januário.

Sem problemas
Se quando o futebol brasileiro retomar sua jornada, seguirem os protocolos a risca, tudo será realizado sem problemas. O exemplo está aí no futebol alemão, que voltou, já está na reta final, mas lá está tudo sendo seguido de acordo com o que foi definido pelas autoridades. De vez em quando um jogador sai do combinado na comemoração, mas é só isso. O problema é que os jogadores brasileiros exageram muito nas comemorações. Isso precisa acabar. Comemorar normal, sem exageros, como sempre acontece no futebol brasileiro.

CURTINHAS
Sábado passado, os peladeiros de Imperatriz quebraram todos os recordes de prensença nas peladas nos campos no entorno da cidade***O que não estão sendo quebrados são os recordes de cumprimento das normas pré-estabelecidas, antes da flexibilidade feita pelo prefeito Assis Ramos***Depois quando ele fechar tudo novamente, vão chorar o leite derramado***Normas são para ser seguidas***No que se refere às competições da LIF e da Novaliga, sem nenhuma esperança que a retomada aconteça nos próximos dias***Eu diria que não existe possibilidade de retomada do amador, nos próximos meses***Estive ontem de manhã no Frei Epifânio e o gigante da Praça Mané Garrincha está esperando as competições***Desde março que não se ouve o barulho do torcedor no Frei***O gigante está adormecido***Mas esperamos que breve possa despertar.