Dia 12
A Federação Maranhense de Futebol-FMF confirmou ontem a realização da reunião com os representantes de clubes, que será on-line, e não presencial, para que sejam traçados protocolos para a retomada do Campeonato Maranhense 2020, a princípio marcada para o dia 1º de julho. Os dirigentes de clubes estão na expectativa do retorno do futebol, porque está difícil manter elenco sem qualquer atividade.

Pré-temporada
Para retomar às competições, os clubes vão precisar de realizar uma pré-temporada, porque os jogadores estão parados a mais de 90 dias e os treinos virtuais não são a mesma coisa. Isso inclusive faz parte do cronograma que será definido pela FMF, e que será apresentado na reunião do dia 12, sexta-feira da próxima semana. O reinício de atividades dos clubes está previsto para o dia 22 de junho.

Protocolos
Evidente que, infelizmente, ainda não estamos livres da pandemia de coronavírus. Por isso, para voltarem às atividades os clubes terão de seguir protocolos rigorosos, porque em primeiro lugar, está a preservação da vida. Essa moléstia é bastante letal e os números de mortes em todo o mundo mostram justamente isso. Por isso todo cuidado é pouco.

Ligas
O protocolo que está sendo preparado pela Federação Maranhense de Futebol (FMF) vai determinar que as ligas do interior ainda terão de dar um tempo para reiniciar as suas atividades. A previsão é para o mês de agosto. No caso da Liga Imperatrizense de Futebol (LIF), retornando em agosto, vai dar justamente para que as duas principais competições – campeonatos da primeira e segunda divisões – sejam realizadas sem problemas de datas. Quanto as demais competições que fazem parte do calendário da entidade, dificilmente serão realizadas.

Renovou
O Flamengo, enfim, renovou com o treinador Jorge Jesus, que firmou contrato por mais um ano. Foi uma batalha para que clube e treinador chegassem a um denominador comum. E o Flamengo deu tudo o que Jorge Jesus pediu, no que se refere a salários e prêmios por vitórias e consequentemente por títulos. E a premiação de Jorge Jesus é tudo em euro. A do tri-campeonato da Libertadores, por exemplo, se o Flamengo conquistar, valerá para o Mister 1,5 milhão de euros, R$ 8,8 milhões na cotação atual.

CURTINHAS
O Barça reforça foco em Neymar, mesmo com corte de agente brasileiro***Esse lenga-lenga do interesse do Barcelona na volta de Neymar está prejudicando muito o jogador, que não vem jogando o que sabe nos últimos anos***Seria bom para todos, que isso fosse realizado logo***Agora como perguntar não ofende, pergunto: Se o Barcelona sempre precisou de Neymar, por que cargas d’água venderam o passe dele para o PSG?***Dirigente de clube de futebol é difícil de entender***Vi um comentário ontem nas redes sociais que Bolsonaro tirou o patrocínio da Caixa do Corinthians***Só para que fique claro, ele não tirou somente do Corinthians, mas de todos os clubes, que tinham patrocínio da CEF***A situação dos clubes de futebol, principalmente os de maior investimento, é caótica***Isso por causa da paralisação devido a pandemia do coronavírus.