Boa
“O racismo mata e destrói famílias. Racismo é crime, não é piada. Não seja conivente, denuncie. Nós nos importamos com todos, por isso somos Sociedade Imperatriz de Desportos (SID)”. Com esse pensamento, o Imperatriz, por meio de sua diretoria, entrou de corpo e alma na campanha contra o racismo, que está acontecendo em todo o mundo. Isso devido atualmente pela morte de George Floyd, americano que foi morto asfixiado por um policial branco, o que vem gerando protestos violentos nos Estados Unidos.

Jogadores
Os jogadores de futebol negros, entretanto, são os principais alvos de racismo em todo o mundo e os clubes estão mesmo embuidos no propósito de acabar com essa prática nojenta, que é o racismo. No Brasil, também acontece isso, infelizmente. Um dos casos mais abrangentes aconteceu com o goleiro Aranha, durante um jogo entre Santos e Grêmio. O goleiro foi chamado de macaco por torcedores do time gaúcho, protestou na hora, o árbitro parou a partida e só reiniciou depois que os racistas foram identificados e presos. Todos responderam criminalmente pelo que fizeram. Passaram um bom tempo sem frequentar qualquer estádio de futebol.

Unidos
No Maranhão, os clubes da primeira divisão se uniram em prol do combate ao racismo em um estado que a raça negra predomina. Além do Imperatriz, Moto, Maranhão e Juventude-Samas, já se manifestaram publicamente, dando total apoio à campanha ‘racismo não’, lançada em todo o Brasil. Com certeza, os demais clubes e até a própria FMF também se lançarão a favor dessa campanha. É uma ‘briga’ de todos e não somente dos clubes de futebol.

FERJ convoca Clubes
Em novo passo para a retomada das partidas, a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) realizou nova reunião com os clubes para a finalização do protocolo de segurança. A ideia da entidade é que essa fase contemple a elaboração das normas relativas aos jogos em si. O debate foi por vídeo conferência e os médicos de todos os clubes foram convocados. O protocolo batizado como “Jogo Seguro” já reuniu sugestões de médicos e especialistas. A ideia é que os cariocas estejam prontos quando houver o sinal verde.

Punir os responsáveis
Sérgio Rodrigues nem tinha assumido oficialmente quando enfrentou o primeiro desafio de sua gestão, encontrar recursos para pagar o Zorya pela contratação de Willian, e evitar uma nova punição da FIFA ao Cruzeiro. Ele conseguiu. Mas a missão que começou oficialmente nesta segunda promete novos, e complicados, desafios. As primeiras atitudes animam. O novo presidente assumiu prometendo uma gestão profissional, e auxílio permanente para punir quem colocou o clube nessa crise gigante.

CURTINHAS
É muito importante que todos os clubes se engajam nessa campanha contra essa prática ridícula e criminosa, que é o racismo***É simplesmente nojento uma pessoa ser discriminada pela cor de sua pele***Isso não pode mais acontecer no mundo e os governantes precisam tomar providências com leis mais rígidas para punir os racistas***As leis são brandas demais e por isso que ainda continuam como isso***No caso de jogador de futebol, punir somente com o afastamento do ‘criminoso’ dos estádios por alguns meses, é leve demais, tem é de banir***Diretoria do Imperatriz ainda não se manifestou a respeito da volta do atacante Júnior Chicão, que participou segunda-feira da live do Cavalo de Aço***Outro jogador campeão maranhense de 2015 será o próximo convidado para a live que acontecerá na próxima segunda-feira***O Flamengo liberou o goleiro César para procurar um novo clube***A pedida do Flamengo pelo goleiro [de 2 milhões de euros, cerca de 11 milhões de reais).