Novo formato
Embora tenha negado em primeira mão, a CBF não repele a possibilidade de novos formatos para o Brasileiro. Qualquer decisão a respeito do Brasileirão, que é a principal competição nacional, será tomada em conselho técnico extraordinário para que a CBF, Federações e os Clubes possam decidir novos formatos eventualmente necessários no calendário nacional. Mas a CBF avisa que o tema não está em debate e vai esperar um quadro mais claro para poder dar andamento nesse processo de forma mais consistente.
Ajustes
Mas queira ou não a CBF, queiram ou não as Federações, queiram ou não os Clubes, a temporada de 2020 do futebol brasileiro, que está parada, enquanto autoridades tentam conter a proliferação do coronavírus, terá de passar por ajustes. Isso se for retomada ainda em 2020, porque também corre esse risco. Estamos a mercê de um mal que jamais poderiamos imaginar que aconteceria, e por isso o mundo está parado. Tudo depois dessa catástrofe terá de acontecer ajustes.
Contra ou a favor
Tem muita gente contra o ‘mata-mata’ no Brasileirão, mas tem também muita gente a favor. Eu, por exemplo, não sou nem a favor e tampouco contra, o que realmente sou é a favor do bom futebol. Vale lembrar que principalmente não futebol brasileiro, as vezes a final do Brasileirão é muito sem graça, porque normalmente se sabe do campeão até com quatro rodadas de antecedência como ocorreu esse ano com o Flamengo. Os jogos da reta final do Brasileirão, que dão mais ibope, são das equipes que lutam para não cair, principalmente quando se tem grandes clubes envolvidos. Esse ano vários, como Fluminense, Vasco e Cruzeiro que acabou rebaixado, entre outros.
O melhor
Evidente que com pontos corridos ganha sempre o melhor. A desvantagem de ‘mata-mata’, com os oito melhores se classificando para disputarem a reta final, é que as vezes quem vence não é o melhor. O oitavo classificado na primeira fase, por exemplo, se conquistar o título, como já ocorreu, não é o melhor. Por isso que o Brasileirão passou a ser disputado com pontos corridos, que foi adotado em 2003. Portanto, 2020 completa 17 anos de pontos corridos no futebol brasileiro.
Suspensas
A CEAF, por meio do seu presidente, Marcelo Filho, suspendeu as atividades fisicas dos árbitros maranhenses, que já estavam em andamento, se preparando para as competições a nível nacional. A medida foi tomada depois de uma reunião entre Marcelo Filho e o fisicultor da CBF, Carlos Augusto, que todos os anos ministra testes fisicos para os árbitros maranhenses. Entre eles, Ranilton Oliveira.
CURTINHAS
O poder público tomando sempre providências para que os seus servidores não fiquem expostos ao contágio do Coronavírus***A Ascom, por exemplo, suspendeu os trabalhos por 15 dias e os seus funcionários ficarão em casa durante esse periodo***Mas todos ficarão on line durante o seu período de trabalho, praticando home office***No futebol maranhense, como nos demais estados, só os peladeiros ainda estão ‘correndo’ atrás da bola***O resto, tudo parado, infelizmente isso está ocorrendo no mundo todo***Mas espera-se em Deus que tudo isso acabe de vez nos próximos dias***Mas até isso acabar, vamos ficar vendo na TV e na fechada, apenas VT’s de jogos anteriores***Pelo menos isso***Um bom final de semana e tenha cuidado.
Comentários